332a5c68a042b71819836dfeafeac4c2

O que é?
A charlotte é uma sobremesa moldada e cilíndrica com cerca de 10 cm de altura, feita com uma base de biscoitos Champagne, fatias de pão ou de um pão de ló, cujo centro é guarnecido com frutas e creme.

Histórinha:
Ela é uma das sobremesas mais populares entre os franceses, porém a Charlotte é uma sobremesa de origem inglesa. Inventada no início do século XIX, o Charlotte é uma homenagem à esposa do rei George III, a princesa Charlotte, avó da rainha Vitória. Originalmente a Charlotte é feita de pão amanteigado ou brioche. A charlotte foi inicialmente recheada com uma compota de frutas (como maçã, pêra ou ameixa) e servida quente para acompanhar o chá.
Hoje não entanto, é mais comum servi-la fria, os biscoitos esponjosos substituíram o pão, as compotas de frutas foram subituióas pelas frutas e frescas e um creme ou mousse foi somado a receita para agregar ainda mais untuosidade. A charlotte é certamente uma das sobremesas mais gourmet que existe!

Sobre a Charlotte:
O resultado final é uma sobremesa linda, delicada e convivial, perfeita para dias especiais. A mais perfeita ainda para fazer nesta estação de morango. É tão fácil e gostosa de fazer que tenho habito de fazê-las com as crianças! Quando elas veem o resultado final os olhos delas brilham. Esquecem até as 6h horas de geladeira necessárias para que fique pronta.

Dicas:
Na minha receita de charlotte eu uso gelatina. Mas voce tambem pode usar Agar Agar. As 6 folhas de gelatina podem ser substituídas por 2 gramas de agar agar.
Para a fazer a Charlotte vamos precisar de uma batedeira. Se possível. Coloque batedor e a tigela da batedeira no congelador 1 hora antes de começar.
Você tambem ira precisar de uma forma de fundo removível, enviesada

Uma dica boa antes de começar de é cortar a ponta dos biscoitos para melhor equilibra-los na forma.

Charlotte fraises myrtilles 1

A Receita

Charlotte de Morango

600 g de morangos + alguns para a decoração
Raspas de 1 limão
20 a 30 biscoitos champagne
150g de açúcar (75g para o xarope, 75g para o creme)
300 ml creme de leite fresco (deixe na geladeira até a hora de usar)
6 folhas de gelatina ou 2 gramas de ágar ágar
150 ml de água

Em uma panela, aquecer a água e metade do açúcar com as raspas de um limão, quando ferver desligue. Tire do fogo e deixe esfriar. Reserve.

Coloque a gelatina em uma tigela de água fria para reidratar as folhas. Reserve.

Molhe os biscoitos por cerca de 2 segundos e organize em círculo delicadamente na forma untada até completar todo o circulo, assim que terminar cubra toda a base usando o biscoito.

Charlotte fraises myrtilles 2

Lave os morangos, retire a parte verde e separe cerca 200 gramas.
Pique estas 250g de morango e reserve.
Pegue o restante dos morangos e bata com um mixer de mão até conseguir um purê. Não bata no liquidificador não queremos um suco e sim um purê, se não tiver um mixer de mão use um garfo.

Em uma panela, coloque equivalente a 1/3 do purê de morangos e o restante do açúcar, uma vez que é a ferver fora o calor, coloque a gelatina (aperte-a um pouco para drena-la), misture bem. Se você for usar o agar agar, coloque-o no purê de morango frio, com o açúcar, leve tudo para ferver 1 minuto.

Vire o purê com a gelatina no restante do purê de morango e deixe esfriar. Reserve.

Bata todo o creme líquido em chantilly usando e o batedor e a tigela que estavam no congelador. Se estiver calor na sua cozinha, coloque uma bacia de gelo embaixo da tigela antes de bater, isso ajudará.
Adicione o chantilly ao purê de morango e misture delicadamente, em seguida, despeje no fundo da forma com os biscoitos a metade do creme.
Em seguida, coloque os morando de morango, cubra com o creme restante até o topo, cubra e deixe na geladeira por no minimo 6 horas. Decore com os morangos ou com outra fruta vermelha da maneira que achar melhor.

 

Escreva um comentário