Um clássico da cozinha francesa, as cenouras Vichy são simples, saborosas, fáceis de fazer e apetitosas de ver. Você pode servir como acompanhamento para carnes, peixes ou grãos. As crianças costumam adorar o sabor adocicado e muitas vezes repetem. Os mais gourmands podem adicionar uma colher de sopa de creme de leite fresco no final do cozimento para cobrir as cenouras com um molho cremoso mas na minha opinião não é necessário. No entanto, as vezes eu gosto de acrescentar cominho ou curry não só pelo sabor mais também pela linda cor natural.

Esta é uma receita base, depois o como sempre gosto de dizer o céu é o limite da sua criatividade na cozinha. Só lembre que se tiver uma boa cenoura se possível orgânica e uma manteiga de qualidade já basta. Na cozinha como em tantas outras coisas o menos pode ser mais.

Receita Cenouras Vichy – Eu Como Sim

8 cenouras pequenas a médias
50 g de manteiga
1 colher de chá de açúcar (a da sua preferencia)
Água
Sal
Pimenta
Salsinha ou ciboulette (para finalizar)

Lave e descasque as cenouras (se foram cenouras orgânicas não há necessidade de descascar, apenas lave-as bem).
Corte-os em fatias médias finas, na foto da para ter uma idéia.
Em uma panela, derreta a manteiga com o açúcar. Adicione as fatias de cenoura. Mexa um pouco com uma colher de pau e cubra as cenouras com água.
Deixe cozinhar por cerca de 20-25 minutos, descoberto, para que a água evapore.
Tempere com sal e pimenta e polvilhe a salsinha ou a ciboulette (cebolinha francesa)  antes de servir.

dicas extras:  Para obter mais sabor, você pode adicionar uma boa concha de caldo de frango ou meio cubo de caldo de galinha.
dicas extras II : Para mudar, você também pode adicionar um pequeno dente de alho descascado e esmagado, o alho muda bastante o sabor e fica muito bom para acompanhar uma carne por exemplo.

Escreva um comentário

Loading cart ...