Estava devendo esta para vocês, a receita do bolo cuca de damasco frescos.

Vou colocar duas receitas que na base podem parecer a mesma mas o resultado é completamente diferente. A primeira te dará um bolo mais fofinho, com uma massa macia, perfumada e caramelada. Um bolo que lembra muito o bolo de abacaxi que gosto de fazer no inverno.
A receita original eu peguei com Raquel Carena, a chef do Baratin, um restaurante famoso, delicioso e muito tradicional  não muito longe da minha casa. Por ser uma receita de restaurante ninguém esta muito preocupado com as quantidades obscenas de açúcar e manteiga e sim com o prazer.

Receita 1

Esta receita rende muito pedaços. Eu usei para assar uma forma com fundo removível de 28cm, mas voce também podem usar uma assadeira grande, ela fará bem o trabalho. Além disso, este bolo se guarda bem por vários dias fora da geladeira.

Sei que é difícil, diria quase impossível, achar damascos frescos no Brasil, não se atenha a isso. Ameixas, pêssegos e nectarinas ficarão ótimos aqui. É importante ressaltar que você NÃO deve descascar a fruta, o sabor da casca misturado tem uma importância fundamental. Por isso, eu sei que é caro, mas bem.. tente comprar frutas orgânicas.

Bolo de Damasco frescos (receita original Raquel Carena)

1 kg de damasco fresco
280 g de açúcar (na receita original Raquel pede 330g, mas não tive coragem)
230 g de farinha
230 g de manteiga sem sal cortada em cubos pequenos
10g de fermento em pó
4 ovos
Manteiga com sal et açúcar para untar a forma

Corte na metade e tire o caroço do damasco.
Unte a forma com a manteiga e pouvilhe com a acuçar (não pule esta etapa, ela é essencial)
Em uma grande tigela misture o açúcar, a farinha, a manteiga, o fermento e os ovos.
Ela pede para juntar o damasco na massa. Eu preferi dividi-lo em dois e colocar a metade em baixo e a outra metade em cima da massa. Leve ao forno pré aquecido 180 graus por cerca de 1h.

bolo damasco

bolo damasco

bolo damasco

bolo damasco

bolo damasco

bolo damasco

 

Receita 2

A outra versão do bolo, que na verdade é, a principio, é a metade da receita acima, resulta em um bolo completamente diferente em termos de textura. A massa se concentra e cria uma crosta, quase igual a de um cramble. O damasco fica muito mais presente. E o sabor é uma coisa de outro mundo.

Bolo Cuca Damasco frescos (versão adaptada eu como sim)

600g de damasco fresco
150 g de açúcar mascavo ou demerara
115 g de farinha
115 g de manteiga sem sal cortada em cubos pequenos
5g de fermento em pó
2 ovos
1 pitada de sal ou flor de sal
Manteiga com sal et açúcar mascavo ou demerara para untar a forma

Pré aqueça o forno 180 graus.
Corte na metade e tire o caroço do damasco.

Unte forma pequena de 20 cm (se possível com fundo removível) com a manteiga e pouvilhe com a acuçar (não pule esta etapa, ela é essencial)
Em uma tigela misture o açúcar, a farinha, a manteiga, o fermento, os ovos previamente batidos e o sal.
Divida o damasco em dois e coloca a metade na forma untada, coloque a massa e cubra com a outra metade dos damascos. Asse por cerca de 45 minutos. Você pode servir-la acompanhado de uma bola de sorvete de creme, mas sinceramente, não acho necessário.

Escreva um comentário