Vi este bolo no instagram de uma das minha musas a Nigella, que muito de voces já devem conhecer, se não conhecem fica a dica: https://www.nigella.com, instagram: @nigellalawson (não estou ganhando nada com isso, é puro amor mesmo)

Voltando aqui, fiz este bolo, e é realmente fantastico, ele se chama bolo 4 vezes chocolate porque: vai chocolate na massa, vai gotas de chocolate no meio, vai uma coberturinha de chocolate e não feliz, Nigella ainda coloca raspas de chocolate por cima!

O Bolo é denso, a arma secreta sem dúvida na minha opinião é a calda, que penetra no bolo e muda a consistência final. Por ser um bolo que vai muito chocolate eu recomendo fortemente usar o chocolate amargo o ao leite pode ficar muito enjoativo. Apesar de ser assado em uma forma de bolo ingles (aquela comprida) nao muito grande, exatamente por ser denso o bolo rende muito, pedaços não muito largos saciam os desejos, mesmo os mais gulosos, como você e eu.

Isso posto vamos a receita:

Para o BOLO

200 gramas de farinha
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
50 gramas de cacau em pó
275 gramas de açúcar refinado (eu usei 180g e ficou ótimo)
175 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos grandes em temperatura ambiente (eu usei 2 ovos médios orgânicos e deu tudo certo)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
80 ml de iogurte grego
125 ml de água fervente
175 gramas de gostas de chocolate amargo (ou meio amargo)
5 gramas de flor de sal (não está na receita, é meu toque pessoal : )

Para a CALDA

1 colher de chá de cacau em pó
125 mil de água
100 gramas de açúcar
25 gramas de chocolate amargo ralado

Antes de começar tenha certeza que os ingredientes estejam em temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno 170 graus ou 150 grande se voce tiver forno ventilado. Pegue uma forna de bolo ingles, passe um pouco de manteiga e forre ela toda com papel manteiga (a minha mede 25 x 11cm e 7,5cm de profundidade) mas pode usar uma pouco maior ou menor. O bolo cresce bem!

Coloque a farinha, bicarbonato de sódio, cacau, açúcar, manteiga, ovos, baunilha e o iogurte grego na tigela da batedeira e bata até conseguir uma massa marrom suave e acetinada. Raspe com a espátula e bata novamente enquanto despeja a água fervente.

Desligue a batedeira, raspe as bordas novamente com a espatula e acrescente as gotas de chocolate e flor de sal.

Capture d’écran 2018-09-20 à 09.53.10

Despeje esta bela massa na forma e coloque no forno, asse por cerca de 1 hora. Faça o teste do palito antes de tirar. Mas tenha em mente que este é um bolo úmido e denso então não se assuste com um pouquinho de viscosidade em algumas areas é assim mesmo.

chocolate-syrup

Cerca de 10 a 15 minutos do bolo sair do forno começe a fazer a calda – coloque os ingredientes: cacau em pó, água e açúcar em uma panela pequena e deixe ferver por 5 minutos. Abaixe o fogo e deixe aquele liquido reduzir um pouco mais de tempo para agua evaporar e a calda ganhe em intensidade na cor e na textura.

Capture d’écran 2018-09-20 à 09.53.22
Retire o bolo do forno coloque em cima de uma grelha (a do fogão serve), fure aqui e ali, e em seguida com o bolo ainda bem quentinho, despeje a calda o mais uniformemente possível. É normal que a calda va correr para os lados da forma, mas certamente tambem será absorvida no meio pelos furos.
Deixe o bolo ficar completamente frio antes de desenformar e assim remover o papel manteiga.

Capture d’écran 2018-09-20 à 09.52.53
Pegue sua barra de chocolate amargo e rale lascas em cima do bolo (como se ainda não houvesse chocolate suficiente ; )

Capture d’écran 2018-09-20 à 09.53.41

Fica excelente servido sozinho, mas também com iogurte, sorvete e frutas.

 

 

0o Comentário

Escreva um comentário