Uma das primeiras sobremesas que se aprende é a uma mousse de chocolate, combinemos que não é difícil. O segredo está mais em investir num bom chocolate do que efetivamente no preparo da receita.

Agora, transformar uma mousse de chocolate e fazer ela virar uma sobremesa diferenciada requer um pouco mais dedicação, mas não quer dizer de modo algum que tenha que ser complicado.

Abaixo duas receitas, a partir de uma mousse de chocolate básica para você voar mais alto com sua sobremesa.

Vale lembrar que:
– A mousse está no grupo daqueles receitas que ficam melhor no dia seguinte. Se possível faça na véspera.
– A mousse depois de feita dura no máximo dois dias na geladeira, mas isso raramente chega a ser um problema ; )

Nesta Receita Base você pode substituir o creme de leite por 100g de manteiga.

250g de chocolate 60% cacau (você pode usar outro chocolate com uma porcentagem menor de cacau mas a receita ficar mais doce e talvez, menos interessante..)

200ml creme de leite fresco
4 ovos (separadas em claras e gemas)
40g de açúcar
Quebre o chocolate em pedaços e derreta em banho maria ou no micro ondas. Junte o creme de leite e misture. Coloque as gemas no chocolate e misture bem. Bata as claras em neve e junte o açúcar apenas no final para que elas fiquem firme. Acrescente as claras a mistura de chocolate e incorpore delicademente até que fique mais ou menos homogêneo você ainda poderá ver traços da clara. Reparta em potinhos e leve a geladeira por no mínimo 2h.
Mousse-au-chocolat.-Image-007


 

 

 

 

 

 

 

Mousse de Chocolate Assada ou Bolo Mousse de chocolate

Receita base + 50g de farinha Junte a farinha a mistura do chocolate antes de adicionar as claras. Adicione as claras, mexe, coloque em podinhos e leve a geladeira por 2h. Asse por 4 minutos em forno pré-aquecido bem quente (240graus). Sirva quente ou fria.

Para o Bolo Mousse: Coloque em uma forma de bolo (de aro removível) e leve a geladeira por 2h. Asse por 10 minutos em forno pré-aquecido bem quente (240graus). Sirva quente ou fria.

1012361

Mousse Extra Cremosa de Chocolate com calda de Maracujá

Receita base  (se possível com chocolate 70% cacau ou maior)+100ml de creme de leite fresco (300ml no total)
Calda de maracujá: 3 maracujás, 30 gramas de açúcar mascavo ou demerara, 6 colheres de sopa de água
Prepare a receita base sem o creme de leite: derreta o chocolate, bata as gemas com o açúcar na batedeira até que fique uma mistura esbranquiçada. Junte ao chocolate e misture. Bata as claras em neve e reserve. Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Misture os dois ao creme de chocolate, divida em potinhos e leve a geladeira por no mínimo 2h.
Para calda: Numa panelinha leve ao fogo alto o maracujá, o açúcar e a água durante 5 minutos. Deixe esfriar e sirva sobre a mousse.

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

fotos: lobec.fr

 

0o Comentários

  1. Pingback: O que fazer com as gemas que sobram? O que fazer com as claras que sobram? | Eu como sim

  2. Oi!
    Você tem alguma receita boa de mousee de maracujá? Só conheço aquela com leite condensado e creme de leite mas que fica doce demais…
    Beijos!

    • Karen Goldman
      Karen Goldman Reply

      Conheço uma boa e fácil:

      Mousse de Maracujá

      6 maracujás médios
      2 ovos
      120 ml de creme de leite fresco
      3 colheres de sopa de açúcar demarana ou mascavo
      2 folhas de gelatina

      Amoleça as folhas de gelatina em uma tigela com água fria por alguns minutos. Passe a polpa de maracujá em uma peneira para coletar o suco (separe algumas belas sementes para decorar). Em uma panela coloque a polpa, adicione duas colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de água.
      Pegue os ovos separe as claras das gemas.
      Adicione as gemas ao suco de maracujá e leve a fogo muito brando por 2 min sem parar de mexer com uma espátula. Adicione a gelatina drenada e o creme. Misture continuamente e retire do fogo.
      Bata as claras com o resto do açúcar em neve. Adicione-as suavemente, tomando cuidado para não quebrá-los, à mistura de maracujá e mexendo sempre com uma espátula.
      Despeje a mousse em potinhos individuais ou em um grande, deixe na geladeira por no mínimo 5 horas ou de um dia para outro. Antes servir, decore com as sementes de maracujá.

      bjs!

Escreva um comentário