Um frango assado é sempre bem vindo. Mas, fazer um excelente frango assado é sim uma demostração de força.
Nunca substime uma receita clássica e tradicional feita com atenção e amor.  Ela pode te levar a outro patamar de sabor, talvez, até agora, ainda não alcançado.

NOVIDADE: Conheça nossa loja virtual com utensílios, livros e aulas de cozinha oferecidas pelo EU COMO SIM.

Antes de sair para comprar sua ave leia cuidadosamente as dicas abaixo.

1. Para um bom frango assado, invista num frango de qualidade

Eu sei, a tentação é grande, tem muita ave barata no mercado, mas estas tem dois sérios problemas: a falta de sabor e maneira grotesca como tratam o animal. Sempre que possível, compre o melhor frango da melhor qualidade que você puder encontrar. A diferença de gosto de uma galinha criada ao ar livre, comendo bem, sendo bem tratada  e uma galinha criada em confinamento é gigantesca. A dica vale para os ovos tambem!

2. Como temperar o frango para assar? Não tenha medo, tempere agressivamente

Tempere todo o frango com sal e pimenta. Não se esqueça da parte de trás, debaixo das asas, entre as coxas, dentro da cavidade, em cima e em baixo da pele. Outros temperos como especiarias e ervas picadas, são bem vindos e estão ao seu critério, mas simples sal e pimenta bem aplicado já faz maravilhas. Ao terminar com o sal e a pimenta encha a cavidade do frango com ingredientes aromáticos, como rodelas de limão, raminhos de ervas, alho esmagado, e cebola. À medida que a ave cozinha os aromas irão perfumar a carne de dentro para fora.

3. Nunca direto da geladeira

Antes de colocar o frango no forno, dei-lhe tempo para atingir a temperatura ambiente. 30 minutos fora da geladeira está de bom tamanho. Levar o pássaro diretamente da geladeira para o forno vai aumentar o seu tempo de assadura e cozinhá-lo de forma desigual.  Não há necessidade de lavar o frango. Se sua ave foi embalada em plástico, basta removê-la e colocá-la em uma bandeja com folha de papel toalha. É muito importante seca-la completamente antes de leva-la ao forno, caso contrario a pele ficará molenga.

4. Deixe-o descansar

Pode ser uma tortura, mas você deve esperar. Os sucos precisam de tempo para se redistribuir em todo o pássaro. Caso contrário eles irão acabar na tábua de corte. Deixe-o descansar por cerca de 15 minutos antes de servir.

5. Sempre use o Schmaltz

Schmaltz é a banha do frango. Um bom frango terá a gordura que escorrendo durante o processo de cozimento. Presta atenção no que vou falar agora: isto é ouro líquido. Uma camada de vegetais como cebola, cenoura, erva-doce,  batatas debaixo da franco antes de assá-lo irá se apropriar deste ouro liquido e ficarão com delicioso perfume e sabor da carne. Outro uso gênio para a gordura? Depois de remover o frango da assadeira, misture-o com grandes pedaços de pão e coloque a panela novamente ao forno até que eles fiquem torrados e crocante. Uma vez que você provar croutons feitos com Schmaltz, você nunca vai fazer um frango assado sem eles.

6. Calcule o tempo de forno corretamente

Quanto ao tempo de cozimento, conte cerca 20 minutos para 500 g de frango.

Para saber se o frango assado está pronto para você, pressione a ponta de uma faca para dentro da área entre o peito e a coxa. Se os sucos que saem são claros, sem vestígios de sangue, o frango é cozido. É claro que um termômetro de cozimento (veja abaixo) facilitará muito a sua tarefa! A temperatura deve atingir 77°C a 82°C.

 

frango assado como preparar

Receita Frango Assado

Preparo

  • Para um frango pequeno de 1,5kg já sem as entranhas e a cabeça.
    Preaqueça o forno a 180 °.
  • Tempere a ave generosamente entre a pele a carne com sal, azeite ou manteiga e coloque dentro dele os temperos que desejar: limão, alecrim, tomilho, alho na cada cavidade. Amarre as pernas juntas com barbante de cozinha e coloque a assadeira na segunda prateleira do fogão, nem muito alto nem muito baixo.
  • Asse o frango por cerca de 1h em 180C e mais 20 minutos em 220C (para deixar a pele bem crocante. 
    Para saber se esta pronto pique com a ponta de uma faca se o líquido que sair estiver claro esta pronto, se estiver escuro deixe mais 5 minutos e teste novamente. Deixe em repouso por 10 antes de servir.

 

NOVIDADE: Conheça nossa loja virtual com utensílios, livros e aulas de cozinha oferecidas pelo EU COMO SIM.

Nossos editores pesquisam, testam e recomendam os melhores produtos de forma independente. Você pode saber mais sobre nosso processo de revisão aqui. Podemos receber comissões sobre as compras feitas a partir de nossos links escolhidos.

Escreva um comentário

Loading cart ...