Receita de Mjadra do Eu Como Sim.
Do Oriente Médio vem uma saborosa receita familiar, muito saborosa, bastante democrática, é vegana e sem glúten, para fazer com ingredientes simples e baratos: a deliciosa Mjadra: moujaddara (árabe مجدرة), também chamada de mujadarah, majadra, mjaddara, mejadra, mujaddara, mudardara, mjaddara, mjaddaret, ou megadarra.

Você sabia que o Eu Como Sim dá aulas de cozinha online, para saber mais clique aqui.

O QUE É MJADRA?


Mjadra ou Moujaddara significa “pockmarked” em árabe, que já aviso, não é algo muito apetitoso, refere-se às borbulhas da varíola. As lentilhas entre o arroz pareceriam borbulhas. Não soa muito tentador, mas não se apegue a isso, este prato é verdadeiramente delicioso! Confie.

A minha receita de Mjadra (são tantas, cada familia tem a sua) constitui-se de prato de lentilhas pretas ou verdes, cozidas, geralmente com arroz e às vezes com bulgur, com uma boa quantidade de cebola frita caramelizada.

Como muitas receitas deliciosas, a Mjadra era conhecida como o “prato de pobre” porque não contém nenhuma carne ou ingredientes caros e esta para o Oriente Médio o que o cuscuz esta para os países do Magrebe.

É um dos pratos mais populares na cozinha síria, mas também na cozinha libanesa, egípcia, jordaniana, iraquiana, palestina e israelense.

VARIAÇÕES DE RECEITA DE MJADRA AO REDOR DO MUNDO


Na cozinha iraniana, um prato semelhante de arroz e lentilhas é chamado de addas polo.

Na culinária cipriota, o prato chamado fakes moutzentra é muito semelhante ao mjadra, pois consiste em lentilhas e arroz. Em grego, fake significa lentilhas.

Um prato similar chamado khichdi (kedgeree) é muito popular na Índia e entre muitas comunidades indianas no Reino Unido.

No Líbano, onde o prato é uma verdadeira instituição, o arroz e as lentilhas permanecem relativamente intactos e distintos. Como na receita que vou te passar abaixo.

Na culinária palestina o arroz é freqüentemente substituído pelo bulgur. O prato é chamado de mjaddaret-burghul para diferenciá-lo do mjaddara, que é servido com arroz.

Os cristãos árabes tradicionalmente comem mujaddara durante a Quaresma. Este prato também é muito popular entre as comunidades judaicas de origem do Oriente Médio, especialmente as de origem síria e egípcia. Geralmente é preparado com arroz em vez de bulgur ou trigo. Tradicionalmente, os judeus sírios comem este prato duas vezes por semana: quente na quinta-feira e frio no domingo.

Receita de Mjadra

ingredientes:

200g de Arroz longo ou basmati

180g de lentilha preta ou verde

4 cebolas grandes cortadas em laminas

1 c. de chá de cominho em pó

1/8 c. de chá de canela (opcional)

1 c. de chá de curcuma 

Oléo de girassol, canola ou azeite de oliva

Salsinha fresca

Sal e pimenta a gosto

Coalhada Fresca para acompanhar (opcional)

Modo de Preparo

Pese e separe todos os ingredientes.

Comece lavando o arroz e reserve.

Lave a lentilha e a deixe de molho por alguns minutos. Reserve.

Ferva 2 copos de água quando ferver escorra a agua que a lentilha estava de molho e a jogue-as na agua fervente, cozinhe por cerca de 9 a 11 minutos. Coe novamente e reserve as lentilhas. 

Em uma panela media aqueça 3 colheres de azeite junte o cominho, a curcuma e a canela e deixe fritas por alguns segundos até que a casa esteja bem perfumada, mexa sem parar. Adicione 1 bom punhado de sal e continue fritando por mais uns 15 segundos, sempre mexendo para que os sabores se misturem. Coloque para aquecer em uma outra panela ou chaleira mais 2 copos d’agua.
Junte o arroz e continue mexendo para não queimar, o arroz deve absorver os aromas e ficar com uma bela coloração. Junte a lentilha misture bem e finalmente jogue os 2 copos de agua fervente. Pare de mexer, baixe o fogo, coloque a tampa na panela e cozinhe por mais cerca de 20 minutos. 

Comece a preparar as cebolas: aquece uma frigideira com cerca uma boa quantidade de oléo, eu uso cerca de meia xícara, tudo depende do tamanho da sua frigideira, quando o oleo estiver bem quente coloque as cebolas em fatias e uma boa pitada de sal, pode coloca tudo de uma vez, elas vão murchar. Frite as cebolas até caramelizarem, mexendo sempre para não queimar, aqui leva cerca de 10 a 15 minutos, fique perto do fogão e não se distraia, as cebolas podem queimar rapidamente, elas devem ficar crocantes e douradas.

Passado os 20 minutos prove a arroz e a lentilha, se a agua já evaporou e tudo estiver cozido desligue o fogo e deixe a panela ainda tampada. 

Pique um pouco de salsinha e reserve.

Transfira as cebolas para um prato e seque com papel absorvente.

Transfira a Mjadra para um grande prato bonito (se quiser tambem pode deixar na panela, fica ao seu critério) cubra com a cebola frita e salpique a salsinha por cima apenas na hora de servir. 

Eu gosto de servir com um pouco de coalhada, mas absolutamente não é obrigatório.
Ela fica boa quente, morna ou fria. 

Mjadra ou Mujadara
Prato do oriente médio (Libano, Siria..) a base de arroz, lentilha e cebola frita
Mjadra eu como sim
Mjadra eu como sim
Mjadra eu como sim

Você sabia que o Eu Como Sim organiza viagens e passeios gastronómicos em Paris e arredores? Clique aqui para saber mais!

foto da capa: safrangourmand foto do post eucomosim

Escreva um comentário