Clafoutis não é só uma sobremesa. Clafoutis é um mundo criado pelos homens para desafiar as estações do ano. Tudo que você precisa é um punhado de farinha da sua livre escolha, um tico de leite ou creme; uma um bocado de ovos de boa qualidade, e escolher se você quer jogar a carta do doce ou salgado. Se vire com o que você tiver em mãos: cerejas, claro, pêssegos, maçãs, pêras, ameixas mas também tomates, abobrinhas, pimentões, brócolis e nessa receita abaixo de Claufoutis de alho poró.
Há algo para todas as papilas gustativas, todos as xepas baratas do final do de feira, todas os sobras do fundo da geladeira.

É uma receita humilde, mas quanto prazer ela dá..

Você sabia que o Eu Como Sim organiza viagens e passeios gastronómicos em Paris e arredores? Clique aqui para saber mais!

Etimologia do Clafoutis

Para constar, o berço do clafoutis é o Limousin. O nome clafoutis é o tema de uma disputa etimológica. De acordo com alguns, a palavra vem do dialeto occitano clafir ou claufir que significa “enchimento” ou “guarnição”. Para outros, a origem do nome remonta à palavra latina clavum fingerere que significa “plantar um prego”, referindo-se às cerejas, que são “plantadas” na massa.

Um receita para se tirar da manga

Esta aqui a minha receita de Clafoutis de Alho Poró, uma receita muito rápida de se fazer, ideal para um inverno chuvoso. Ao mesmo tempo reconfortante e leve, que sacia sem pesar o estômago e faz com que você queira dormir a tarde toda… Uma delícia com uma pequena salada verde, revestida com um molho de ervas e vinagre de cidra.

Clafoutis de Alho Poró

Clafoutis de Alho Poró Receita


4 ovos de preferência orgânicos
250g de ricota
100g de farinha de rosca (eu usei pão integral ralado)
2 alhos-porós grandes (tudo: parte branca e verde)
1 cebola
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
Ervas da Provença ou ervas frescas (salsinha, coentro, tomilho)
Sal e pimenta do reino moída na hora

Você sabia que o Eu Como Sim dá aulas de cozinha online, para saber mais clique aqui.


Descasque a cebola e o alho. Corte os alhos-porós no meio do comprimento e limpe-os bem, certificando-se de remover todo a terra. Retire quaisquer folhas danificadas e pique em rodelas e reserve.
Pique a cebola e reserva
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Aqueça o azeite em uma frigideira. Pique o alho finamente e adicione na frigideira. Quando começar a dourar ligeiramente, acrescente a cebola e o alho-poró. Salteie por cinco minutos em fogo médio, depois adicione meio copo de água, cubra e deixe cozinhar por cerca de dez minutos, mexendo ocasionalmente.
Enquanto isso, bata os ovos e a ricota em uma tigela até ficarem liso.
Acrescente os legumes que jean devem estar bem cozidos delicadamente, as ervas, um pouco de flor de sal e pimenta a gosto, e misture bem.
Em um refratário levemente untado (de preferência não muito largo e profundo o suficiente), despeje a mistura. Espalhe o pão ralado por cima, para que fique gratinado.
Cozinhe por cerca de 25 minutos a 180 graus.

Quer mais receitas de Clafoutis ? Clique aqui!

Escreva um comentário