A Challah é um brioche tipico da cultura judaica, preparado par ser consumido na sexta feira a noite, o chamado Shabat.
A receita tradicional normalmente dá dois pães, pois de acordo com o judaísmo, uma “refeição” deve conter pão, daí a tradição de iniciar a refeição com um pedaço de pão. A bênção recitada antes de comer o pão, é particularmente apropriada aqui, pois o Shabat Challah simboliza o Maná que alimentou os judeus no deserto depois da fuga do Egito e durante a perinigração até Israel. A receita duplica o pão: para sexta-feira à noite e outro para o sabado.
Este receita abaixo rende 2 pães grandes. O que eu costumo fazer é ou eu dou de presente para alguem ou eu congelo, ela congela bem por até 3 semanas!
Abaixo uma das minhas receitas favoritas de Challah (digo uma das preferidas por eu mudo sempre : )
Challah Eu como Sim, rendimento 2 challot
- 31⁄4 a 31⁄2 xícaras (390-420 g) farinha de trigo (pode misturar integral e branca)
- 1⁄4 xícara (54 g) de açúcar
- 1 e 1⁄2 colheres de chá de sal
- 1 pacote de fermento para pão seco
- 3⁄4 xícara de agua (180ml) morna
- 2 ovos, em temperatura ambiente
- 1 gema de ovo (reservar a clara para
o esmalte) - 1⁄4 copo (60 ml) de óleo neutro
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sopa de água
- Sementes de gergelim ou papoula para decorar (opcional)
- Em uma tigela média, bata 3 xícaras da farinha, do açúcar, do sal e do fermento. Despeje a água morna, os ovos e a gema de ovo na tigela da batedeira e misture com o acessório da pá , em velocidade média, adicione a mistura de farinha uma pequena colher de cada vez . Quando toda a mistura de farinha estiver bem incorporada, junte o óleo a uma velocidade um pouco mais alta até ficar macia .
- Mude o acessório do gancho de massa . Adicionar aos poucos o restante 1⁄4 a 1⁄2 farinha, até obter uma massa que desgrude da lateral da tigela . Bata com o gancho por cerca de 5 minutos . A massa deve ser lisa, elástica e um pouco pegajosa . Retirar o gancho da massa e cobra a tigela com uma toalha limpa e seca . Deixar a massa descansar em um lugar quente e sem correntes de ar por 60 a 90 minutos.
- Coloque em uma superficie levemente enfarinhada . Sove brevemente apenas para quebrar todas as bolsas de ar dela.
- Separe a massa toda e reparta no numero de tranças que gostaria de trançar, pese cada pedaço para que fique com tamanhos iguais.
- Forme uma corda comprida, como uma minhoca, com cada uma das partes duvididas e começe a trançar.
Para uma challah de 3 tranças clique aqui
Para uma challah de 4 tranças (challah de gergelim acima)
Para uma challah de 6 tranças (challan sem gergelim acima)
Cubra com um pano limpo e seco e deixe crescer em um lugar quente e sem correntes de ar por 30 a 45 minutos - Aqueça o forno 175 C e unte duas assadeiras grandes
- Bata 1 colher de sopa de água morna com a clara de ovo r e pincele em cima do pão, depois, se estiver usando, polvilhe gerenosamente com sementes de gergelim ou papoula
- Asse em forno pré-aquecido 175 C por cerca de 20-25 minutos . Deixe esfriar por 10 minutos no forno e depois retire para terminar de esfriar em uma grelha.
0o Comentários
Ficou com uma cara otima! vou tentar!
Pingback: A Challah do Eu Como Sim - Cozinheiros 24Horas