Bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas amarradas juntas que servem para serem mergulhadas em um caldo ou molho.
O Bouquet Garni é o tipo de elemento que muda tudo em uma receita.
Ele foi feito para perfumar e enriquece os pratos com todos os seus sabores. Geralmente é feito com salsinha, tomilho e folha de louro. Os ramos de tomilho e o louro formam a base imutável. Somado a elas várias diferentes combinações de plantas aromáticas podem formar o bouquet garni.
Apenas para citar algumas: Aipo (cortado em bastões), sálvia, alecrim, funcho, estragão…
Idealmente, você deve fazer seu bouquet garni com ervas frescas e de alta qualidade, mas se não tiver pode ser usar ervas secas.
Se for comprar pronto, geralmente é apresentado de forma seca. Neste caso ele dever ter uma bela aparência sem estar amarelado e acima de tudo, ser bem perfumado.
Como preparar em casa
O conceito é amarrar as ervas frescas com um barbante de cozinha para que elas não se desfaçam durante o cozimento. Voce pode colocar as ervas secas em uma gaze ou fazer como aprendi na escola de cozinha e faço em casa, colocar dentro de uma folha (a que mais gosto de usar é alho poró) embrulha-las e amarra-las com barbante de cozinha ou em ultimo caso com uma linha de costura. (vide imagens abaixo).
Como utilizar
O bouquet garni deve ser imerso em um liquido quente para que liberte seus aromas. E deve ser retirado no final do cozimento, antes da finalização do prato. Ele não deve ir a mesa.
Conservação
O bouquet fresco garni pode ser composto antecipadamente em uma gaze e congelado. Ervas frescas podem ser armazenadas na geladeira.
Dica Extra: Quando for usar ervas como salsinha no buques garni não é necessário usar as folhas, você pode usar apenas os caules e deixar as folhas para outras preparações. Os caules tem o mesmo sabor e aroma das folhas, são mais duros mais duros e fibrosos quando mastigados mas são excelentes para buques garnis!
Receitas para o seu bouquet garni