Pecan Pie – a melhor receita

pecan pie receita

Esta é uma das minhas receitas favoritas. Aprendi quando fiz um estágio de uma semana (não remunerado) na rainha dos doces americanos aqui de Paris, a Rachel da Rachel’s Cake. Rachel é uma moça, não muito simpática que abriu um negócio de tortas e cheese cakes aqui na França que em pouco tempo virou grande sucesso. Suas receitas são ótimas. Ela fornece suas tortas e cheese cakes para grandes cafés, bares e brasseries da cidade.
De tempos em tempos, quando o negócio deve estar pegando fogo de pedidos, Rachel recruta estagiários para trabalhar sem remuneração. Estes estágios são duros porém muito concorridos. Depois de cada dia de trabalho voce sai de lá destruído de tanto carregar sacos de farinha (sim, esta também é uma das sua funções), pesar ingredientes, separar as nozes inteiras das quebradas, assentar massas de tortas nas forminhas, transformar frutas em coulis, colocar delicadamente os doces nas caixas… enfim trabalhar. Devo confessar que no final do estágio mesmo com o corpo doído saí de lá com a sensação que aprendi muita coisa.

Então vamos a receita.

Pecan Pie

(você vai precisar de uma forma de torta de 23cm, se possivel com o fundo removível, não se esqueça de unta-la com manteiga)

Massa:
1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar
1 gema grande
1 pitada de sal
1 1/4 xícaras de farinha de trigo

Recheio
3 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar mascavo ou açucar dourado
1/2 xícara de mapel syrup
1/2 xícara de xarope de milho escuro (eu usei Karo)
1/4 xícara de manteiga sem sal, derretida
1 pitada de sal
1 xícara de nozes pecan picadas grosseiramente
1 1/2 xícaras de nozes peca inteiras para finalização.

Para a massa
Na batedeira, bata a manteiga até ficar lisa. Adicione o açúcar, a gema de ovo e sal; bata até ficarem bem homogeneo. Adicione a farinha e bata-a apenas até que a massa começa a se aglutinarem. Tire da batedeira, com a mão faça uma bola com a massa; achate em forma de disco. Abra a massa em superfície levemente enfarinhada. Atenção, a massa aberta deve ser maior que forma da torta, sugiro abrir cerca de 28cm. Transfira a massa para a forma de torta untanda, delicadamente. Pressione a massa para baixo e marque bem as laterais. Esta estapa é muito importante e chama-se: vestir a torta. Se desejar aqui é o momento de decorar a borda da sua massa, voce pode fazer uma decoração com a massa que sobrou, voce pode simplesmente pressionar a borda com um garfo, já da um belo resultado, ou se a sua forma de torta tiver uma borda bonitinha assim como a minha ai da foto, não há necessidade de fazer nada. Faça furos não muito profundos, na massa inteira com ajuda de um garfo. Coloque no congelador por 30 minutos antes de assar. Esta massa pode ser feita no dia anterior.

pecan pie receita 2

Para o receheio
Preaqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos (eu gosto de peneira-los antes) e açúcar mascavo na tigela média da batedeira ou com um fouet até ficarem muito bem misturados. Junte o maple syrup, o xarope de milho, a manteiga derretida e o sal, bata bem. Despeje as nozes picadas na massa e depois jogue a mistura de ovos por cima. Decore delicadamente com as pecans inteiras. Coloque torta no forno a té que o recheio creça e fique firme, cerca de 45 a 55 minutos dependendo do seu forno. Se as nozes começarem a escurecer muito colque no topo da torta papel aluminio, tente cobrir só o recheio e deixar a massa descoberta. Retire do forno, deixe o papel aluminio até a torta esfriar completamen, em uma grelha.

Pode servi-la quente ou em temperatura ambiente. Com sorvete, chantilly ou nada. Dura bem até no máximo 3 a 4 dias, isso se não for devorada antes.

 

6 Comments

  1. Olá Karen,

    Vc sabe me dizer se há no Brasil o maple syrup? Há outro produto que possa ser usado no lugar dele?
    abraços

  2. Obrigado, vou procurar!

  3. Olá posso substituir o maple syrup por outro ingrediente??? Obrigada

  4. Oi! Bom dia! Com relação a forma de fundo removível, como vc faz para tirar o fundo, sem danificar a torta? Bjs, Renata!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>