Fregola Sarda

Anota aí : a Fregola Sarda vai ser a próxima estrela, o próximo produto da “moda”, o próximo ingrediente queridinho dos jovens chefs!
Quer apostar? Seu ganhar o meu maior premio é saber que você descobriu isso antes de todo mundo porque leu aqui no blog! Eeeeeee!

Capture d’écran 2015-03-18 à 14.31.57

E você conhece a Fregola Sarda?

img_3535

Nativa da Sardenha, do tamanho de um caroço de mamão, a Fregola Sarda é uma massa seca que depois de pronta é assada no forno, por isso as cores do seu grão.
 Requer longo cozimento, cerca de 10 minutos em água fervente com sal. Pode ser usada em sopas, cozidos, saladas ou como acompanhamento salteada com manteiga de ervas por exemplo.

A Fregola Sarda tambem é uma ótima substituição para o arroz de risoto, sendo três vezes mais rápida de cozinhar!

Isso posto vamos as três receitas que eu costumo fazer por aqui:

Fregola Sarda Citrica 

FragolaSarda

450 g Fregola Sarda
suco e raspas de 1 limão grande
raspas de 1 laranja
1/4 xícara de azeite boa qualidade
1/2 xícara de manjericão fresco picado
1/4 xícara de hortelã fresca picada
1/4 xícara de cebolinha fresca picada
Sal e pimenta a gosto

Leve uma panela grande com água e sal para ferver. Assim que ferver adicione a Fregola Sarda e deixe cozinhar até ficar al dente, cerca de 10 a 12 minutos.

Quando cozida, escorra em uma peneira, em seguida, em uma tigela grande, misture com as raspas e suco do limão, as raspas da laranja, o azeite, as ervas picadas, sal e pimenta a gosto. Esta receita pode ser servida como acompanhamento quente ou fria.

Salada de Fregola Sarda ao pesto de rucúla

450g de Fregola
cerca de 6 xícaras de rucúla
1/2 xícara de azeite de oliva
suco e raspas de um limão
1 dente de alho picado
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa pignole
200g de queijo feta
1/4 colher de chá de pimenta do reino moída

Leve uma panela grande com água e sal para ferver. Assim que ferver adicione a Fregola Sarda e deixe cozinhar até ficar al dente, cerca de 10 a 12 minutos. Quando cozida, escorra em uma peneira. Reserve.

Em um liquidificador, misture a rucúla, azeite, raspas de limão e suco, alho e sal. Bata até ficar homogêneo. Se for necessário, para obter um molho mais fino adicione água (uma colher de sopa de cada vez) até obter a consistência que quiser.
Misture o molho pesto com a fregola em temperatura ambiente, acerte o tempero se necessário.
Adicione o pignole,  queijo feta e um belo pitaco de pimenta do reino moída na hora.

Risotto de Fregola Sarda e Vongôle

fregola with clams_756

4 dentes de alho, finamente picados
1 colher de sopa de salsa italiana picada, além de extra para decorar
140 ml vinho branco
Vongôle 1,3 kg nas conchas
azeite extra virgem (quanto baste)
½ cebola bem picadinha
350g de Fregola Sarda
¼ xícara de tomate cereja picado
1 xícara de tomate pelado (eu uso de latinha
2 pitadas flocos de pimenta
suco de 1 limão
sal

Em uma panela grande com tampa leve para ferver  um pouco de agua (1/4 de xicará basta),  com metade do alho, a salsinha e 1/4 do vinho. Adicione os vongoles, tampe e deixe cozinhar no vapor até eles abrirem cerca de 2-3 minutos. Descarte os que não abrirem. Coe e reserve o líquido. Remova os vongoles da concha, mantenha apenas alguns para decoração do prato. Reserve.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite. Adicione a cebola, o alho restante e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Adicione os restantes do vinho, a fregola, o tomates cereja, o tomate pelado e os flocos de pimenta. Cozinhe até que o vinho seja absorvido. Adicione o líquido de mexilhões e cozinhe, junte mais liquido quando necessário e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez enquando até o fregola ficar al dente.
Tempere a gosto com sal e esprema o suco de limão. Misture os vongoles cozidos. Decore com salsa, um fiozinho de azeite e os vongoles nas conchas. Sirva imediatamente.

2 Comments

  1. Nossa, no mesmo dia que você postou, vi um chef postar no Instagram uma receita de Fregola!! Vou correr atrás achar esta novidade!! Obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>