Boulettes, as novas almôndegas

Tá na moda aqui na França uma delícia chamada Boulette. Vários pequenos restaurantes especializados nesta maravilha abriram por aqui. As boulletes nada mais são do que as velhas e boas almondegas, porém, como sabores e temperos inovadores. Fritas ou assadas, como suas parentes almondegas sempre vem servidas com um molho. Podem ser devoradas sozinhas, com saladas ou ainda acompanhadas de risotos, pastas, purees ou a minha opção favorita, a polenta mole.

Segue aqui duas receitas, uma com carne e outra vegetariana. Ambas são receitas base e todos ingredientes podem ser facilmente subtituidos, dificilmente alguma substituição pode dar errado. Olhe as receitas, inspire-se e de assas as sua imaginação.

Boulettes de Carne

illustration71
200 g de carne moída
½ cebola roxa
1 dente de alho
2 ramos de salsinha
½ colher de chá de cominho
4 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal e pimenta

Pique a salsinha finamente. Pique bem alho e a cebola. Misturar todos os ingredientes acima em uma bacia. Forme bolas de cerca 3 cm de diâmetro. Aqueça o óleo em uma frigideira. Cozinhe as boulletes por cerca 5 minutos, virando com freqüência. Escorra em papel absorvente.

Boulettes vegetarianas – grão de bico e berinjela
illustration73

1 berinjela
200 g de grão de bico em lata
1 dente de alho
1 ramo de salsinha
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa de farinha
Sal e pimenta
2 colheres de óleo de oliva
Óleo para fritar
Preaqueça o forno a 220 graus. Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento faça furos com uma faca e regue com azeite. Tempere com sal e pimenta. Embale as beringelas em papel aluminio e coloque no forno por 30 minutos.

Enquanto isso, misture o grão de bico escorrido, alho esmagado, folhas de salsa e o cominho. Com a ajuda de uma colher retire a carne da beringela (deve sair facilmente) e junta a mistura de grão de bico. Adicione a farinha e misture. Forme pequenas bolas entre suas mãos. Você verá a textura é meio mole mesmo, não se preocupe.
Aqueça o óleo de fritura e cozinha as boulltes por cerca de 5 minutos.

Escorra em papel absorvente.

Para acompanhar ambas as boulettes eu gosto de fazer um molho de iogurte misturando: ervas como hortelã, dill e salsinha com um pouco de limão e iogurte. Sal e pimenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>