Waffles: receitas para a sua máquina

Waffle em inglês, Gaufre em francês.  Não consigo pensar em nada mais gostoso do que isso. Tive a sorte de ter sido criada por uma mãe que tem uma máquina de fazer waffles em casa.

Eu tenho a minha. Acho importante. Não é das dez mais, mas funciona.
Fiz uma pesquisa rápida e no Brasil custa em média 100 reais, na minha opinião: vale cada moedinha…

Agora as receitas:

waffle.blueberry.deliciosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Waffles Doce, receita base 

400ml de leite
75g de açúcar
3 ovos separados clara e gema
75g de manteiga derretida
250g de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal

Óleo ou manteiga para untar a máquina
(esta é a base você pode acrescentar 100g frutas como bananas, blueberries, passas.. Ou então especiarias como canela, baunilha em pó, cardamomo)

Bata as gemas com a baunilha. Junte a manteiga e bata novamente. Em uma tigela grande misture o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Junte o leite as gemas e então junta a farinha, sem para de mexer. Se empelotar passe a massa em uma peneira. Cubra com papel filme e deixe na geladeira por 1hora. Monte as claras em neve e misture a massa delicadamente até ficar homogêneo.
Preaqueça a máquina de waffles, unte, coloque uma concha de massa e espere crescer. Coma com geléia, mel, maple, açúcar, nutella…


Waffles Salgados Receita base

250ml de leite morno
3 ovos
100g de manteiga derretida
12g de fermento fresco (senão tiver use uma colher de café do em pó)
250g de farinha
10g de açúcar
1 pitada de sal
Óleo ou manteiga para untar a máquina
(está é a base depois você também pode juntar: ervas, pedaços de lingüiça ou chouriço, champignons, queijos, legumes ralados como abobrinhas e cenouras, conte no máximo 150g por receita)

Bata os ovos com um garfo como fosse fazer um omelete. Misture o fermento com o leite e o açúcar (se usar fermento em pó, misture com a farinha na etapa seguinte). Numa tigela grande misture a farinha com o sal e sem parar de bater junte a mistura do leite com açúcar, depois junte os ovos e por ultimo a manteiga. Deixa a massa descansar por 1h. Bata novamente a massa. Pré-aqueça a máquina de waffles, unte, coloque uma concha de massa e espere crescer. Fica uma delicia com queijos, manteiga, ovos, tomates, embutidos e peixes.

Receitas especiais

Waffles de batata com salmão (para 6 pessoas)

6 fatias de salmão fumé
800g de batata
1 maço Aneth/Dill
2 ovos
2 iogurte gregos
200ml de creme de leite fresco
1 colher de pimenta branca ou raiz forte se encontrar
1 pitada de sal Óleo ou manteiga para untar a máquina

Descasque e rale as batatas no processador ou a mão. Aperte-as para tirar o excesso de água. Coloque em uma tigela, tempere com sal e pimenta junte o creme de leite e os ovos. Pique o aneth/dill e coloque metade na mistura da batata. Em outra tigela menor junte o resto da aneth/dill o iogurte e a pimenta/raiz forte, salgue se necessário. Pré-aqueça a máquina de waffles, unte, coloque uma concha de massa de batata e espere crescer. Sirva com o molho de iogurte as fatias de salmão.

Waffles de Chocolate com cobertura de Chocolate

250g de manteiga
55g de cacau em pó
300g de açúcar
4 ovos batidos
260g de farinha
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de chá de essência baunilha
1 pitada de sal
Óleo ou manteiga para untar a máquina

Para a cobertura:
5 colheres de sopa de cacau em pó
85ml de leite
75g de manteiga
400g de açúcar de confeiteiro

Bata a manteiga e cacau. Bata o açúcar com os ovos, o leite e baunilha. Junte a manteiga com o chocolate a misture do leite bata bem e por ultimo coloque a farinha. Misture até ficar uma massa homogênea, deixa descansar por 30 minutos.
Em quanto isso prepare a calda: derreta a manteiga com o leite e cacau. Junte o açúcar e misture bem.
Pré-aqueça a máquina de waffles, unte, coloque uma concha de massa e espere crescer. Sirva quente com uma bola de sorvete e a calda de chocolate.

Fotos: http://www.jkhnelson.com/, http://chezpatchouka.over-blog.net/, http://latelierdeboljo.wordpress.com, http://www.meredithlaurence.com

9 Comments

  1. Pingback: Hoje é o dia internacional do Waffle, vamos comemorar!

  2. Nathalia Figueredo says:

    Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber a quantidade de manteiga que será utilizada na primeira receita (Waffle Doce).

    Obrigada.

  3. ola gostei das receitas mas queria saber se posso fazer e usar aos pouco, quanto tempo posso deixar na geladeira e se posso congelar…tanto a doce quanto a salgada

    • oi Cida, na geladeira a massa dura dois dias apenas. e para congelar eu diria para voce congelar a massa já cozida, ou seja faça os waffles na maquina depois congele, para comer tire da geladeira uma hora antes e esquente no forno, na torradeira ou na propria maquina de waffle.
      abraço

  4. Ola,
    Achei as receitas otimas, mas antes de fazer gostaria de saber se os ingredientes das receitas
    são batidos na batedeira ou na mão.

    Obrigada.

    • Oi Marcia, voce bater a massa com a mão mesmo com a ajuda de um batetor de arame (fouet). Apenas as claras em neve recomendo que voce bata na batedeira.
      um abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>