Viva tem Guacamole!

Uma coisa você pode ter certeza, se tem festa aqui em casa, tem guacamole. E não é a toa. Essa pastinha clássica tem apenas cinco ingredientes essenciais, que combinados se transformam em uma petisco viciante que agrada quase todo mundo. A base como você deve saber são abacates  maduros para gerar um sabor amanteigado e untuoso, o suco de limão acrescenta a ácidez necessária para equilibar a receita. A pimenta é para dar uma dose de calor, a cebola entra para aprimorar o lado salgado da coisa. E o coentro por fim, o frescor. Depois é só adicionar o sal para acordar os sabores e voilá, tá pronto o mais saboroso dos guacamoles!

everything-you-need-guacamole_612

Na maioria das vezes eu paro minha receita aqui, por vezes acrescento um tomate. Mas, amante do guacamale que sou, andei observando que a riqueza e suavidade de abacate joga bem com uma variedade grande sabores: milho, ricota,  tomate, bacon, grãos de romã, sementes de abóbora tostadas e hortelã picada. Já vi tambem receitas incluirem creme de leite, leite de coco (!), gengibre ralado e até wasabi!

03d5c5506ff83de5c3004d190d2bffc6

Pra mim as únicas regras que você precisa lembrar são:

Escolha bem seu abacates
Ao comprar faça uma pressão suave e veja se o abacate está bem maduro, porem sem pontos moles. Se os seus abacates não estão muito maduros, coloque-os num saco de papel e deixe de um a dois dias.

Resista à tentação de mexer demais
Guacamole pode ir de robusto e cremoso para grudento e massudo em questão de segundos. Mexa apenas o suficiente para combinar os ingredientes.

Proteja seu Guaca
Guacamole é melhor quando comido no dia da preparação, mas ele pode ser armazenado durante a noite. Aprendi um truque legal para manter guacamole sem que ele escureça: coloque o guacamole em um recipiente plástico que feche hermeticamente e alise sua superfície. Despeje um pouco de água em cima, cubra com filme plástico e feche o recipiente. Quando estiver pronto para servir, despeje a água fora e mexa.

Pense fora do Doritos
Sirva outras coisas para mergulhar como biscoitos integrais, pão pita torrado, pepino fatiado…

75d13ab2f80bde33f77bda510e9e1e39

Receita Guacamole (4 pessoas)

2 Abacates pequenos bem maduros
1/4 pimenta eu uso dedo de moça, aqui voce pode varias a quantidade de acordo com a sua simpatia pela picância!
1/2 cebola roxa
suco de 1 limão
1 maço de coentro
sal a gosto
Abra o abacate retire sua polpa e amasse grosseiramente com um garfo. Junte o suco de limão. Pique bem a cebola roxa e o coentro. Adicione ao abacate amassado. Salgue e sirva.

 

One Comment

  1. Pingback: Amor à mesa | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>