Tuile de Amêndoas – A melhor receita

Este clássico da patisserie francesa não é exatamente uma sobremesa, ele é mais usado para decorar doces ou então servido com café ou chá . É muito fácil de fazer e após testar algumas receitas descobri que essa abaixo é a melhor.

Tuile de Amêndoas (Tuile aux Amandes)
125g de açúcar
125g de amêndoas laminadas
2 claras de ovo ( cerca de 50-60g)
25g de manteiga derretida
1 colher de sopa de raspas de laranja
20g de farinha

Misture as amêndoas, o açúcar, as claras, as cascas de laranja e a manteiga. Deixe na geladeira por 2 horas. Pré-aqueça o forno 180 graus.
Retire a mistura da geladeira, junte a farinha e mexa. Em uma assadeira coberta com papel manteiga, coloque uma colher da mistura e, com a ajuda de um garfo, espalhe de modo que ela fique bem fina.
Asse por 10 a 12 minutos até que elas fiquem douradas.
Tire-as do forno e imediatamente depois, com ajuda de uma espátula, coloque-as para secar sobre um objeto cilíndrico (pode ser um rolo de macarrão ou uma garrafa). Deixe-as esfriar e sirva como você quiser! Se bem guardadas, elas ficam fresquinhas durante 2 dias.
Dicas:
  • Ao deixar a mistura descansar na geladeira a massa fica mais compacta e mais fácil de espalhar, além disso as raspas de laranja tem tempo de perfumar a tuile..
  • Torre as lâminas de amêndoas numa frigideira por 3 minutos antes de misturar com os outros ingredientes
  • Não gosta de laranja? Não é obrigado colocar,  pode substituir por baunilha por exemplo (essência ou pó). Neste caso coloque apenas 1/4 de colher de chá.
  • Não tem tempo de deixar a massa descansar? Faça direto, talvez ela fique um pouco mais difícil de espalhar, mas fica gostosa!
  • Deixe a mão o rolo de macarrão, garrafa ou qualquer outro objeto cilíndrico que for usar para secar a Tuile.
bon appétit!

 

11 Comments

  1. Gosto muito de cozinhar, especialmente sobremesas. Fiquei muito feliz em conhecer seu site. Achei tudo de tão bom gosto, com explicações de fácil compreensão. Parabéns! Seu mais novo fã.

  2. Segui a receita exata, coloquei em papel manteiga untado com manteiga, a massa parecia perfeita. Levei à assar, ficaram lindas douradas, mas grudaram completamente no papel As migalhas que consegui experimentar tinham gosto ótimo e textura crocante.
    Aonde foi que errei?
    Att
    Graciete

    • Que coisa Graciete! voce as tirou ainda moles ou seja imediatamente depois de assadas, com um ajuda de espatula?
      Depois que elas endurecem fica mais dificil de tira-las mas não deveriam grudar não… A quantidade de manteiga estava correta, tudo certinho? muito estranho, vou pesquisar e pensar e volto com uma resposta!

  3. As minhas tbm grudaram…fazendo tudo passo a passo…
    Então, deixei esfriar um pouco e consegui descolá-las do papel manteiga…portanto, só perdi o formato de tuile…viram tabuile…hahaha…mas fizeram sucesso!
    Obrigada!

  4. Vou preparar,mas receita me parece muito bem.
    Porque já comi ,e sei que vai ficar muito bem.
    Obrigada
    M.Cumprimentos
    Albertina

  5. Pingback: Morango a estrela da estação, 5 receitas para ele brilhar | Eu como sim

  6. Pingback: Potinho de chocolate mascarpone | Eu como sim

  7. Olá, amo suas receitas, hj fui testar essas de tuile e segui a risca o modo de fazer, inclusive pesando os ingredientes, mas grudou tudo no papel manteiga, não salvei nada… não faço questão de dar formato no cilindro, teria uma dica p não grudar? Posso assar direto na assadeira?

    • Oi Janaina, tudo bem?
      se voce colocar direto na assadeira elas vão grudar de novo.
      Se a massa ficar muito liquida, coloque mais uma colher de sopa de farinha.
      mas use sempre papel manteiga ou um tapate de silicone.

      um abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>