Torta especial de manga

Aqui na França uma Manga Rosa (aqui só chegam as rosas vindas principalmente da Thailandia) custa em média 5 euros a unidade, cerca de 18 reais. Tudo que elas tem de caras tem de deliciosas.

Elas são encontradas principalmente no inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) que é a época das “frutas exóticas” aqui. Como nestes meses faz muito frio há uma escassez grande frutas nacionais então é a época do ano que eles mais importam frutas seja das Américas, da Africa ou da Ásia.

mangues

Como disse a manga aqui é cara mas é boa. Eu raramente cozinho com ela pois gosto do seu sabor fresco e doce natural. Porém, testei uma receita que vi  estes dias e tenho que dividir com vocês porque ela é realmente sensacional e tambeém porque vocês ai tem o luxo de ter a manga como orgulho nacional.

Torta de Manga e Coco

Tarte-mangue
para 4 tartelettes ou 1 torta de 20cm

Para a base
150g de biscoito amanteigado ou um outro biscoito neutro tipo maria
30g de farinha de amêndoas
45g de manteiga derretida
1 colher de açucar de confeiteiro

Para o creme de manga
1 manga rosa grande
suco de um limão
1 ovo
60g de açucar
40g de manteiga em temperatura ambiente
15g de maizena

Decoração
Coco ralado

Começe quebrando os biscoitos e os transformando em pó, junte a farinha de amendo e o açucar. Misture bem e acrescente a manteiga. Forre as forminhas ou a forma grande com essa masse e leve par assar em forno pré aquecido 190graus por 15 minutos. Retire e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Sablé-+-curd

Descasque a manga e corte em pedaços pequenos. Leve ao liquidificador com o suco de limão para que fique um creme depois jogue este creme numa panela.
Junte o ovo, o açucar, a maizena e misture. Leve ao fogo brando e mexa sem parar até que engrosse. Uma vez que a mistura esta encorpada e espessa, deixe descansar por alguns minutos e quando quando ainda estiver morna junte a manteiga e misture bem. Leve a geladeira por no minimo 1 hora.

Retire a o creme da geladeira, divida ele entre as tortinhas, cubra com uma generosa camada de coco ralado e leve para geladeira por mais pelo peno 12h.
Sirva gelada.

Obrigada senhor pela manga alcançada.

fotos: http://www.plusunemiettedanslassiette.fr/

6 Comments

  1. Gostaria de saber,se esta torta de manga mantém o sabor se for congelada.
    Obrigada

    • Oi Myriam, acredito que sim pois a manga congela bem. Mas como disse só a fiz uma vez e consumimos no dia seguinte então eu não posso assegurar, mas acredito que sim.

  2. Uma dúvida que tenho é a respeito da manteiga, por ser derretida, ela pode ser utilizada quente? Posso derreter no microondas sem problema?

    • Oi Gustavo,
      voce diz a manteiga derretida para a base/massa né? Se sim, com certeza, voce pode derrete-la no microondas sem problemas.
      já para o creme não! ele precisa estar amolecida, para isso basta deixa-la em temperatura ambiente com certa antecedencia.

      um abraço

  3. Fiz as tortinhas. Me decepcionaram um pouco pois em nada lembra a manga. Fica sem graça não fosse a deliciosa base de bolachas com amêndoas. Ahhh as amêndoas… fizeram toda a diferença. Visualmente são fantásticas. Aproveitarei a idéia para outros recheios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>