Torta de chocolate com laranja (receita Alain Ducasse)

Poucas são as combinações tão delicadas e finas como a do chocolate com a laranja. Quando criança talvez não temos conciencia da harmonia desses sabores juntos, mas mais tarde quando paladar aguça é difícil não afirmar que esta dois nasceram um para o outro.

Esta torta fina chocolate com laranja imaginada por Alain Ducasse traz na sua simplicidade uma quantidade enorme de refinamento e harmonia.

Eu fiz a minha, seguindo a receita a risca do chef e passo ela na integra para voces, com fotos claro.

torta chocolate laranja

Ingredientes para a massa: 110 g de manteiga, 125 g de açúcar, 1/2 de café colher de sal, 1 ovo, 250 g de farinha

Coloque a manteiga cortada em cubos em uma tigela e trabalhe com uma espátula (espátula flexível) para amaciá-la. Adicione o açúcar e sal e misture até formar uma pasta cremosa. Adicione o ovo e misture. Peneire a farinha em cima e misture delicadamente. Com as mãos, amasse a mistura: no começo, a massa parece seca, mas continue misturando e juntado os pedaços, a massa deve formar uma bola lisa, homogênea. Filme e deixe na geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 150 graus.

Estenda a massa fina com uma espessura de 3 a 5 mm num círculo ou numa forma de torta. Pique com o garfo toda a massa e por 15 a 20 minutos: a massa deve ser ligeiramente cozida e tomar um dourado muito leve. Retire e deixe esfriar.

Ingredientes para o creme de chocolate laranja: 50g de chocolate amargo picado, 42g de manteiga, 50g de açúcar, 12g de farinha, as raspas de um quarto de uma laranja, 1 colher de sopa de Cointreau (ou suco de laranja ), 1 ovo, 50 g de avelã torrados, triturados e trasnformados em pó. (senão tiver avelã faça a mesma coisa com amendoas ou use farinha de amendoas, mas que fique claro que a receita original usa avelas).

torta chocolate laranja eu comosim

Derreta o chocolate em banho-maria.

Em uma tigela, trabalhe a manteiga com uma colher de pau, acrescente o açúcar e misture até uma consistencia cremosa e pálida. Junte a farinha, as raspas de laranja ralada e Cointreau (ou suco de laranja). Adicione o ovo, misture, em seguida, adicione o chocolate derretido e avelã em pó. O creme deve ficar uniforme. Coloque o creme sobre a massa pare a cerca de 0,5 cm abaixo da borda pois ele vai crescer um poquinho.
Asse em forno a 170 graus cerca de 5 a 10 min. Em cima deve ficar uma crosta fina, o interior deve permanecer suave e macio. Deixe esfriar antes de desenformar.

Ingredientes para cobertura: 100 ml de água, 75g açúcar, 30g de cacau em pó sem açúcar, 30g creme de leite fresco.

Misture água, açúcar e cacau em pó em uma panela e leve para ferver, mexendo com uma espátula ou colher de pau. Adicione o creme e leve para ferver.Quando ferver retire do fogo e deixe esfriar.

Este molho pode ser preparado com antecedência e ser mantida sob refrigeração. Para usar aqueça em banho-maria até ficar líquido novamente. Deixe esfriar antes de derramar na torta.

Torta chocolate laranja ducasse

Uma vez que o molho de chocolate frio, cubra a torta lentamente despejando o molho no centro e espalhando para as laterais para evitar bolhas.
Aguarde alguns minutos e decore com casca de laranja cristalizada se tiver, ou cacau em pó.

Sirva para que você ama.

Fotos do maravilhos0: http://cuisineplurielle.com/

2 Comments

  1. Oii tudo bem? Parabéns pelo blog, acabei de conhecer e já achei incrível! Queria tirar uma dúvida sobre a receita: ao fazer a massa, a manteiga deve estar gelada? Outra dúvida é o tamanho da forma, qual seria o indicado?
    Muito obrigada! :)

    • oi Thais,
      pre esta massa a manteiga não deve estar gelada pois ela deve estar maleavel para a misturar bem. Quanto a forma eu uso um circulo de 21cm. Mas uma de 20 até uns 23 funciona bem tambem.
      um abraço, Karen.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>