Torta de banana de boutique

Aprendi essa receita que trabalha em uma confeitaria, lá ela é servida tanto grande quanto tamanho individual, simplifiquei os passos para poder fazer em casa sem sustos.

Para massa

115 g de farinha de trigo branca
55 g de manteiga fria sem sal, cortada em cubos
25 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 gema

Em uma superfície enfarinhada, peneire a farinha de trigo numa tigela grande. Acrescente a manteiga e trabalhe a massa com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Junte o açúcar.

Bata ligeiramente a gema com 1 colher de sopa de água gelada, acrescente-a à massa e misture com uma faca sem serra. Com as mãos, junte tudo, formando uma massa macia.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de abri-la.

Para o recheio

2 bananas
3 ovos
100 g de chocolate ralado
1 fava de baunilha (que pode ser substituída uma colher de sopa de um bom extrato)
100 g de açúcar
100 g de creme de leite de caixinha ou fresco
1 colher de sopa de rum

Pré-aqueça o forno 180ºC, abra a massa com um rolo e e coloque e um forma anti-adesiva, cubra com um filme plástico, coloque feijões (o qualquer outro grão pesado em cima dela) e pré-asse por 8 minutos. Essa técnica serve para que a massa se assente na forma e não suba. Abre a fava de baunilha e raspe seu interior para tirar os grãos. Bata as 2 bananas, ovos, o rum, a baunilha e o creme. Jogue este creme na forma com a massa pré-assada e asse por mais 30 minutos à 175º. Coloque na geladeira e deixe de um dia para o outro. Antes de servir acrescente o chocolate ralado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>