Tarte Tatin: segredos, história e duas receitas perfeitas

Esta é uma das histórias mais celebres da gastronomica.
Voltemos ao fim do século XIX, em um restaurante em Sologne, centro da França.

hotel tatin

Duas irmãs, Caroline e Stephanie Tatin tem um hotel-restaurante muito conhecido perto da estação de trem. Caroline, a mais nova, se ocupa da sala e Stephanie da cozinha. A especialidade da casa (que inclusive é uma especialidade de toda a região de Sologne) é sua famosa torta de maça, caramelizada e macia.

souer tarte_tatin

Um belo dia, perturbada pela presença de um cliente muito importante e apressado, Caroline chega a cozinha clamando a sobremesa. Stephanie, ela, com destreza incomparável, porém na pressa e na emoção inverteu a ordem da massa e das maças ao colocar na assadeira. Sem tempo de preparar outra torta serviram a sobremesa daquele jeito mesmo, assim saida do forno. Nascia a Tarte Tartin. Fruto de um erro para uns, um golpe de génio de uma experiente cozinheira confiante de seu prato para mim e para outros.

Receita Tarte Tatin Maça – receita Clássica

Capture d’écran 2015-05-06 à 11.54.57

(se estiver com pressa, aqui uma outra boa opção é usar massa folheada já pronta, também fica divino!)

Para Massa
170 g de farinha
70 g de manteiga
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo

Para o Recheio
6 a 8  de maçãs (de preferencia variedade Gold, aquelas bem amarelinhas)
80 g de manteiga derretida
130 g de açúcar granulado
suco de 1 limão

para a massa
Misture a manteiga, a farinha, o açúcar e sal usando a ponta dos dedos, quanto estiverem bem misturado e parecer uma areia. Adicione o ovo, trabalhe a massa o menos tempo possível, se necessário, adicione uma colher de chá de água para ajudar a dar liga. Deixe descansar 30 minutos na geladeira.

Abra a massa numa superfície enfarinhada. Deite a massa aberta em uma forma redonda untada com cerca  24 cm de diâmetrp apenas para ela tomar corpo.

 

Descasque as maçãs. Corte em quatro pedaços e retire as sementes, adicione o suco de limão a misture delicadamente. Em uma forma redonda que possa ir a boca do fogão e ao forno, junte o açúcar a seco em fogo baixo deixe caramelizar sem mexer. Quando o açúcar tiver escuro (vide foto), arrume as maçãs em forma de coroa, coloque uma ou duas no meio.  Junte a manteiga cortada em pedaços.

caramelo tarte tatin

Tire do fogão cubra com a massa e pressione em torno das bordas, faça pequenas incisões na massa com a ponta da faca para evitar que ela suba. Asse  em forno 180 graus pré aquecidos por cerca 30 minutos.
Ao retirar não desenforme imediatamente, pois correra o risco de uma maça ficar colada no fundo. Espere uns bons 10 minutos.

Vire a forma de cabeça para baixo em um prato de torta e sirva quente. Acompanhado (ou não) de sorvete de baunilha.

Receita Tarte Tatin de Banana

tarte.tatin.de.banana.e.maça

(aqui tambem, se estiver com pressa, aqui uma outra boa opção é usar massa folheada já pronta, também fica divino!)

Para a massa:
– 125 g de farinha
– 60 g de manteiga gelada cortada em pequenos pedaços
– Uma pitada de sal
– 2,5 cl de água fria

Para o recheio:
– 3 belas bananas não muito maduras
– 80 g de açúcar
– 1/2 colher de chá de gengibre em pó
– 1 colher de chá de canela em pó

Começe sempre pela massa: Em uma tigela, coloque os quatro ingredientes amasse bem até formar uma bola. Embale com papel filme e ponha na geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Prepare o caramelo em uma panela pequena coloque o  açúcar e adicione a agua devagar para umedecer. Ferva sem mexer e deixe caramelizar.

Uma vez que os caramelo esteja dourado (mas não muito escuro, vide foto acima), derrameo na forma, rodando ela com as  mãos para espalhar por toda a superfície.

Descasque e corte as bananas na diogonal no sentindo do comprimento.

Arrume as bananas uniformemente ao longo da forma e polvilhe com canela e gengibre.

Abre a massa com o rolo.

Cubra as bananas com a massa, dobre as bordas para dentro com os dedos, faça pequenas incisões na massa com a ponta da faca para evitar que ela suba.

Asse por cerca de 30 minutos.

Retire do forno, deixe e desenforme.

Sirva quente ou frio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>