Steak au Poivre

Antes de te dar a receita deste grande clássico da cozinha francesa vou te contar brevemente sua história, começo pela sua base, a pimenta do reino:

A pimenta do reino é uma especiaria muito antiga, povos da Índia já a utilizavam há milênios antes dela desembarcar no Ocidente, no século VI antes de cristo.

Mas pimenta do reino só chegou a França no século XII através dos monges itinerantes e das caravanas árabes já com alto valor de compra. Em grande parte da colheita de impostos da Idade Média, junto com as moedas, eram encontrados alguns grãos.

Até 1522 a pimenta era símbolo de poder e virilidade em todo o Ocidente onde tinha fama de virtudes afrodisíacas. Era tão desejada que nesta época valia tanto quanto ouro e prata.

Mais tarde, os franceses, espertos que são, pegaram alguns grãos e foram plantar em suas colônias na Ilhas Mauricio e Reunião. Assim poderiam aproveitar do seu sabor com preços razoáveis sem depender de ninguém.

De acordo com a especialista de carne francês Francis Marie, o steak au poivre tem sua origem no século 19 nos bistrôs da Normandia . Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios,  desejosos de pratos apimentados, para que suas supostas propriedades afrodisíacas entrasse em ação.

steak au poivre clássico

Receita Steak au Poivre Clássico

3 colheres de sopa. pimenta do reino preta em grãos ou verde

4 pedaços de carne , bem espesso com cerca de 120g cada

sal

2 colheres de sopa. manteiga

1 colher de sopa. óleo

⅓ xícara de conhaque

1 xícara caldo de carne

½ xícara de creme de leite

Enrole pimenta em um pano de prato limpo , em seguida, esmague, pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo . ( Pimenta deve ser quebrada , e não transformada em pó). Transfira a pimenta para um prato, em seguida, role os filés nela para que sejam uniformemente revestidos. Tempere ambos os lados do filé com sal.
steak au poivre 2

Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado , cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos . Cubra com papel alumínio para manter aquecido enquanto prepara o molho .

P1170200a

Aqueça a mesma panela que estava a carne adicione o conhaque, então flambe cuidadosamente . ( Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. ). Deixe o álcool queimar , cerca de 1 minuto, em seguida, adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos . Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até grossos, 3-5 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes.

Sirva com batatas coradas.

Bon Appétit!

Um dos meus lugares favoritos para comer Steak au Poivre é no Chez Paul
3685459418_28edcf5f4f_o

Chez Paul

13 rue Charonne

Bastille, 75011 Paris

Metro Bastille, 11ème

33 1 47 00 34 57

chezpaul.com

3 Comments

  1. Muito feito reproduzir quase toda uma matéria e não citar a fonte… tsc tsc tsc
    http://www.conexaoparis.com.br/2014/05/16/culinaria-francesa-steak-au-poivre/

    • é minha essa matéria querida Helo, da uma olhada no começo do texto : ) deles. eu sou colaboradora deles e deixo que publiquem minhas receitas e posts! beijos!

    • É minha esta matéria querida Helo. Basta conferir meu nome no inicio deste post no site deles. Sou colaboradora do Conexão Paris e deixo eles reproduzirem minha receitas.
      ; ) abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>