Sopa Ajo Blanco, a outra famosa sopa fria espanhola

Ajo blanco, às vezes chamada de “gazpacho branco”, é a outra famosa sopa de verão da Espanha. Feito com pão, amêndoas, alho, azeite, um pingo de vinagre e depois coberto com uvas verdes refrescantes, é a outra, além do gazpacho, a sopa perfeita dos dias quentes.

Sopa Ajo Blanco

portada_blog_gastronomia_recetas_ajoblanco

Ingredientes
170g de amêndoas sem casca
3 xícaras de água fria
1 a 2 dentes de alho médio (dependendo de quão forte você quer que o sabor do alho seja ou ponho 2)
225g de pão rústico tipo italiano fresco e sem casca cortado em cubos médios (cerca de 3 xícaras)
Sal
1 1/2 colheres de chá de vinagre de xerez, de maça, de vinho tinto (não use balsamico nem vinagre de alcool), se gostar de mais vinagre pode colocar mais, eu dependeo do vinagre uso 2 a 2 1/2 colheres de chá.
1 1/2 colheres de sopa de azeite,
mais azeite para decorar e servir
Uvas verdes sem sementes
amêndoas torradas (opcional)

Em um liquidificador, combine amêndoas com a água e o alho, bata em alta velocidade até que fique uma consistencia leitosa; você pode precisar parar e raspar os lados da jarra de liquidificador uma ou duas vezes. Adicione pão e misture até ficar um sabor muito suave. Tempere com sal, em seguida, junte o vinagre e azeite. Se estiver usando um liquidificador menos poderoso, você pode querer passar a sopa através de um filtro de malha fina nesta etapa; com um liquidificador de alta potência, isso não será necessário.

Transfira a sopa para um recipiente fechado e refrigere até ficar bem gelada, pelo menos 2 horas e até 2 dias.

Para servir: Corte uvas na metade e jogue com amêndoas. Agite ou mexa a sopa bem. Verifique a consistência e junte um pouco d’agua fria se precisa. Ajuste o tempero, adicionando mais sal e / ou vinagre ed espeje em tigelas. Decore com as uvas e adicione ligeiramente mais azeite em cada porção. Sirva em seguida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>