Semana Italiana: A Burrata e o Tomate



A Burrata 
Burrata é um queijo fresco italiano, feito de mussarela e creme. A camada externa é mussarela sólida enquanto o interior contém mussarela e um creme de leite, dando-lhe, uma textura macia. Deve ser consumida o mais fresca possível para aproveitar toda sua cremosidade. Em Puglia, terra da Burrata, entre as aldeias de Andria e Corato, ela é fabricada a noite para ser vendida no dia seguinte de manhã.

Como é feita 
A mussarela é cortada e dentro dela é colocado o creme, ela é fechada como um envelope e o queijo forma uma bolsa. Esta bolsa então é banhanda em água a 90graus por alguns minutos, é levada para resfriar e tá pronta. Enquanto mussarela de búfala já existe há séculos, a burrata só existe há algumas décadas.

O Tomate
Em português: Tomate
Inglês: tomato
Francês: tomate
Holandês: tomaat
Alemão: Tomate
Dinamarquês: tomat
Espanhol: tomate
Italianopomodoro! : )

Tomate é Fruta
Tudo que têm semente é fruta. 

Pô! Mas beringela também tem?! Pois é…abra seu coração…

Existem mais de 2,500 tipos catalogados, conheça 150 aqui (em francês).

História 
Nativo da América Central. Fruto da família das solanáceas, há muito tempo sofreu com a suspeita de ser tóxico. Era usado até o século XVIII para repelir mosquitos ou como planta ornamental. Era chamado de “maçã de amor” e “maçã de ouro” (nome preservado em italiano: pomodoro). Ele primeiro ganhou a confiança do Mediterrâneo, na forma de molhos e foi apenas a partir dos anos 20 que virou o emblema das cozinhas do sul da Europa.

Como escolher
Escolha um tomate bastante firme com a pele lisa e de cor uniforme. Dependendo da variedade, pode ser mais ou menos carnudo e suculento. A verdadeira garantia de qualidade é o seu cheiro muito perfumado. Guarde-o em temperatura ambiente em uma tigela de frutas ou em um prato. Evite a geladeira que faz perder o seu sabor, mas, no entanto, o mantém 10 dias sem risco. O tomate verde continua a amadurecer em um lugar quente.


Tire a Burrata da geladeira uma hora antes e sirva com uma colher.
Receita : Tomate, Burrata e mais nada.
400g de burrata
600 g de tomates variados
Óleo de oliva extra virgem
4 raminhos de manjericão
pimenta
flor de sal
Corte os tomates em quartos. Colocar o burrata na parte central do prato. Coloque os tomates em volta, decore com o manjericão e se possível com algumas flores comestíveis. Polvilhe generosamente com azeite de oliva. Adicione pimenta e a flor de sal.

Conheça a página do Eu Como Sim no facebook e fique sabendo das atualizações: www.facebook.com/eucomosim 

foto: jardihaie.free.fr/potager/tomate/variete.htm
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate,http://jardihaie.free.fr/index.html, obma.ch

2 Comments

  1. ROSANE SFREDO says:

    Gostei muito das reportagens.
    Dos ensinamentos
    Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>