Receita: Rugelachs de Chocolate


Sabe quando uma receita não saí da sua cabeça e você não sossega enquanto não fazer? Isso acontece comigo com certa frequência e essa é uma delas.
Os Rugelachs, enroladinhos em yiddish, é um doce clássico da cozinha judaica. O formato lembra a de um croissant mas a sua massa é muito mais leve e vai iogurte, o que a deixa menos gordurosa. Cada um deles é cuidadosamente enrolado a mão. Dá um pouco de trabalho, mas vale casa cada segundo, o resultado é uma delícia e agrada todas as idades.

Rugelachs ao Chocolate (receita para 16 docinhos)

Para a massa
170g de farinha de trigo
¼ colher de chá de sal
¼ colher de chá de fermento em pó

½ colher de sopa de açúcar
100g de manteiga amolecida
100g de iogurte natural
2,5 colheres de sopa de creme de leite misturado com 1 colher de chá suco de limão

Peneire a farinha com o sal, o fermento e o açúcar, reserve. Bata separado a manteiga e o iogurte até ficar branco e fofo. Junto e o creme de leite e bata mais um pouco. Com ajuda de uma espátula junte a mistura cremosa a mistura da farinha e mexa bem. Com as mãos faça duas bolas com a massa. Junte um pouco mais de farinha se necessário. Enrole cada bola de massa separadamente com papel filme e coloque na geladeira por duas horas.

Para o recheio
200ml de creme de leite
10g de manteiga
40g de chocolate meio amargo em pedaços (para derreter)
50g de chocolate meio amargo em pequenos pedaços (cortados a faça ou no ralador)
25g de nozes ou amêndoas picadas
70g de açúcar
Em uma panelinha, em fogo médio/baixo leve o creme de leite para ferver junto com a manteiga. Quando ferver retire do fogo e acrescente o chocolate em pedaços (40g). Mexa até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea. Reserve. Em um bol junte o chocolate em pedaços pequenos (50g), as nozes e o açúcar. Reserve.

Pré-aqueça o forno 180graus.
Retire uma bola de massa de cada vez da geladeira e abra em uma superfície lisa bem enfarinhada. Enfarinhe também o rolo para que a massa não grude. Abra em um formato circular do tamanho de um prato (se for preciso coloque um prato por cima da massa e corte) é importante que ela fique redondinha como uma pizza. Passe a misture do creme de chocolate por toda a massa e depois salpique com a misture de chocolate, nozes e açúcar.
Comece a enrolar os Rugelachs da parte mais larga em direção a ponta. Coloque e uma assadeira forrada com papel manteiga.

Para dourar
1 gema de ovo
1 colher de chá de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela

Com um pincel, pincele a mistura da gema de ovo em todos os rugelachs e leve ao forno por 20 minutos. Não coloque eles muito pertinho do outro. Se for necessário faça duas fornadas. Deixe-os esfriar 10 minutos sobre uma grelha antes de servir.

Ao invés do chocolate, você também pode rechear seus Rugelachs com geléias de frutas ou simplesmente com as nozes e canela também fica muito bom!





Curta a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

2 Comments

  1. Ola, so gostaria de perguntar se o creme usado é o Fresco e se eu posso usar o creme Nata no lugar?! Grato desde já.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>