Faça em casa: farinha de amêndoas e a receita do Financier

Várias das minhas receitas doces vão farinha de amêndoas e apesar de aqui ser um ingrediente bem acessível eu sei que no Brasil ela pode ser bem cara. Algumas pessoas me escrevem perguntando se podem substitui-la por outra coisa, como farinha normal ou de rosca, a verdade é que não maioria da vezes não, pois a farinha de amêndoa traz uma umidade e sabor incomparável as receitas. A solução que sugiro é não substitui-la e sim, fazer em casa. A receita é simples e você pode conservar em um pote bem fechado ou num saco a vácuo por meses. Anota aí:
amendoas

Farinha de Amêndoas Caseira

500 g de amêndoas inteiras

material
1 Wok ou uma frigideira grande
1 panela, 1 peneira
1 processador ou liquidificador

Encha uma panela de água e leve para ferver. Ferveu, jogue as amêndoas inteiras e deixe por 2 a 3 minutos na água fervente. Escorra.
Descasque as amêndoas, uma por uma, para isso basta pressiona-la entre o polegar o indicador. A casca sairá  facilmente.
Numa wok (ou frigideira grande) antiaderente, seque as amêndoas em fogo baixo por dez minutos. Elas estarão boas quando começarem a crepitar, sem coloração.
Coloque-as no processador (liquidificador) e bata até obter um pó fino, volto este pó para wok para a farinha terminar de secar. Coloque em um recipiente livre de umidade, só tampe depois que esfriar completamente e guarde até a hora de usar.

Pronto agora você tem farinha de amendoa para usar a vontade!
Agora uma receita clássica da patisserie francesa que leva farinha de amêndoa e é muito simples de fazer. Se você não tiver formas retangulares pode usar formas de muffin ou mini bolinhos, sem prejuízo nenhum. Essa é uma ó tima opção para um café/chá da tarde.

photo-25

Financier de Amêndoa

170g de manteiga
120g de farinha de amêndoas
4 claras de ovos
45g de farinha
140g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 sachê de açúcar de baunilha

Misture amêndoas moídas, a farinha, a baunilha e açúcar. Bata as claras em neve. E gentilmente adicione  à aos ingredientes secos.
Derreta a manteiga e acrescente à mistura com uma colher de pau. Se você tiver tempo, deixe a massa descansar na geladeira 24 horas, o resultado será melhor, porque a financier crescerá mais.
Coloque a mistura nas formas e leve ao forno pré-aquecido 180graus por 15 minutos. Retire do forno quando estiverem levemente dourados por cima.
ps. voce pode brincar a vontade e acrescentar o que quiser na mistura: pistache, frutas, geléia, chocolate..

foto: www.confessionsdunegourmande.com, kriketsfooding.blogspot.fr

28 Comments

  1. desta forma será que consigo fazer macarons? aqui na minha cidade não encontro a farinha de amendoas, pensei em fazer em casa!

  2. Alanis Tamashiro says:

    Quantos gramas de farinha rende essa receita?

  3. A fôrma para o financier deve estar untada? Untada com o que?

  4. Infelizmente, tanto a farinha quanto as amêndoas aqui em SP custa um rim. A farinha está 100 reais o kg, e as amêndoas, cerca de 120. Eu normalmente substitui por farinha de castanha de caju (30 reais o kg) ou uma mistura de farinha de linhaça com farinha de coco.

    • Oi juliana,
      já vi muita gente usando a farinha de c.caju mesmo, já vi até fazerem macarron com ela e ficar uma delicia. Com linhaça e farnho de coco nunca vi deve ficar bem diferente do original mas sem duvida uma delicia.
      um abraço!

  5. Estou com uma dúvida. Para fazer o leite de amêndoas tenho que deixar de molho as mesmas antes de liquidificar mas, para fazer a farinha, não há necessidade disto?

  6. Professor Pasquale says:

    Linda, ótimo post, porém UMIDADE se escreve sem H. Bjo.

  7. Experimentei uma receita de Stollen (pão alemão de Natal) com farinha de amêndoa, mas só encontro receitas com farinha de trigo. Será que posso só substituir? Devo manter o fermento e os tempos de descanso?

    • Que delicia Stollen! nunca fiz mas ganhei um esse ano da minha vizinha. Olha Andressa, pelo que pesquisei um pouco pra voce acho melhor trocar a farinha comum por farinha de arroz ou a fecula de batata. Normalmente já ele já vai farinha de amendoa na receita e só ela acho que não vai conseguir unificar a massa não, vai precisar de outra. Tenta a de arroz e mantem o fermento e o tempo de descanso. Mas repito nunca fiz Stollen muito menos sem farinha não sei o que pode dar. Se fizer, volta aqui pra me contar. Espero ter ajudado. um abraço!

  8. Amelia biagioli says:

    Fiquei com uma duvida, nos ingredientes tem a farinha de amendoas, depois vem 45g de FARINHA? A qual farinha se refere? Obrigada

  9. Pingback: O que fazer com as gemas que sobram? O que fazer com as claras que sobram? | Eu como sim

  10. Ana Celia Araujo Nojoza says:

    Gostaria de receber a recita de um biscoito, que é feito no sul da França, se possivel.

    Antecipadamente, agradeço.

  11. A receita diz 170g de tarinha de amedoas e 45 de farinha.
    Mas, quando chega em como fazer, diz para colocar amedoas moidas e farinha.
    Por favor qual o correto

    • Oi Maria,
      a as amendoas moidas é a farinha de amendoas.
      para o financier voce usa a farinahde amendoas (amendoas muidas) + a farinha (branca neste caso)
      um abraço

  12. Tenho uma dúvida: Após retirar a farinha do liquidificador, quanto tempo devo deixá-la na wok?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>