Raviolis Passo a Passo

Olha só, antes de tudo, pra fazer essa receita você vai precisar de uma maquina de massa, ok?
Ah, mas vale pena investir numa maquina de massa mesmo se eu nunca usei?
Sem duvida que sim!  nunca é tarde pra começar, é super fácil de aprender e é uma diversão!
Receita
Se for iniciantes comece com a proporção básica (indicada por nosso amigo italiano) 100g de farinha + 1 ovo por pessoa. Como fiz para duas pessoas usei 200g e 2 ovos.
Procure usar ovos organicos que são mais amarelinho e a farinha de trigo mais fina (00 é a ideial!) e de melhor qualidade que conseguir.
Quando já dominar esta massa básica pode acrescentar mais ovos a massa ela ficará mais mole, mais amarelinha e como um sabor delicado. Pode tambem variar a farinha, colocar azeite, temperos, espinafre. Enfim uma vez familiarizado com o processo, vale quase tudo!
Para fazer a massa básica
Coloque a farinha numa mesa, faça um vulcão com ela. Pré bata os ovos numa tigela com um garfo e coloque delicadamente no centro do vulcão junte uma pitada de sal, vá mexendo e incorporando a farinha aos poucos. Trabalhe e sove a massa por cerca de 5 minutos, não mais.Forme uma bola, embrulhe em papel plástico e coloque na geladeira por cerca de uma hora. Tire, corte na metade e coloque a máquina em ação.

Passe primeiro no cilindro mais grosso, que é o número mais alto (você verá que tem um botão de girar na lateral) vá diminuindo até passar pelo último número e a massa ficar fininha, entre as passadas coloque farinha na massa para ela não grudar nos cilindros.

Estique a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte os raviolis em círculos com um copo (ou um cortador se tiver).

Recheie como preferir e lembre-se de lambuzar as bordinhas da massa com gema (ou aguá) para ela colar uma na outra, não é necessário apertar com o garfo.

Eu fiz dois receios: mascarpone, nozes e manjericão e abóbora cozida com parmesão.
O molho é de chorizo e tomate (chorizo em cubinhos, alho e tomate cereja).

2 Comments

  1. Peço desculpa pela pergunta que pode ser “tonta” mas, a massa não leva sal?

    Obrigado!

    As suas receitas têm sido uma inspiração para mim!

    Adorei as dicas do Risotto 😉

    Sara

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>