Quiche de Outono

Esta é uma receita caseira que busca usar os ingredientes da estação.
São três receitas em uma já que a massa pode ser usada para qualquer tipo de torta salgada e a mistura para quiche tambem pode servir de base para muitas outras tortas.

Quiche de legumes de Outono

para a massa salée ao gergelim
200g de farinha
1 boa pitada de sal
90g de manteiga gelada cortada em cubos
1 ovo batido +1 gema
20 ml de água gelada
75g de gergelim

Misture a farinha, o gergelim e o sal, junte a manteiga e trabalhe a massa com a ponta dos dedos, como fosse fazer um crumble. Junte o ovo batido misturado com a água e a trabalhe até ficar homogenea. Forme uma bola, envolva com papel filme e leve a geladeira por 1 hora. Farinhe um plano de trabalho e abra a massa um pouco maior que a forma que for usar, pique com um garfo e coloque-a gentilmente na forma untada. Leve a geladeira por mais meia hora e asse por 30 minutos em forno pré aquecido 160graus. Com um pincel unte a massa com a gema depois leve para assar por mais 3 minutos. Reserve.

mistura do quiche (básica, serve para qualquer quiche)

3 ovos
65 ml de creme de leite fresco
200ml de leite
sal e pimenta
Misture os ovos com o creme e o leite, um pouco de sal e pimenta e bata à mão, energeticamente. Reserve.

Recheio
2 beterrabas cruas pequenas
3 cenouras médias
1 abóbora butternut pequena
2 colheres de azeite
1 ramo de salsinha
25g de sementes de aboboras torrada (de 15 a 20 minutos no forno 180g)
sel e pimenta

VLUU L200  / Samsung L200

Lave, descasque e corte em lâminas ou cubos as beterrabas, as cenouras e a abóbora. Disponha os legumes numa assadeira e regue com azeite, junte sal e pimenta e leve para assar em forno pré aquecido 190graus de 35 a 40 minutos.  Quando assados, disponha-os no fundo da torta pré-assada. Bata a salsinha com a mistura do quiche e jogue em cima dos legumes. Salpique os grãos de abobora torrados e leve para assar em forno pré aquecido 180graus por cerca de 40 a 45 minutos. Sirva quente ou fria.

fotos: da querida www.sugaretal.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>