Quiche de cebola e fêta na massa de gergelim

quiche cebola e feta

Atendendo a pedidos carinhosos…

Segue agora a receita da quiche de cebola com fêta na massa de gergelim

Para a massa
200g de farinha
1 pitada de sal
90g de manteiga gelada em cubos
1 ovo batido
20ml de agua fria
1/4 de xicará de gergelim torrado (cerca de um punhado)
1 ovo batido para pincelar

Para a base
3 ovos
65ml de creme de leite fresco
200ml de leite
sel e pimenta

Para o recheio
2 cebolas roxas em laminas finas
1 cebola amarela em laminas finas
1 colher de azeite
suco de um limão
100g de queijo fêta (se não achar pode minas, de preferencia curado)
sal e pimenta

Começe pela massa:
Misture a farinha com o sal e o gergelim, junte a manteiga e trabalhe com as pontas dos dedos até ter uma mistura com consistencia de areia (patê sable). Junte o ovo batido misturado com a agua e trabalhe a massa até ficar homogenea, tente não trabalha-la demais. Forme uma bola e cubra com papel filme. Deixe pelo menos uma hora na geladeira para a massa descansar. Abra a massa com um rolo em uma superficie enfarinhada. Cubra a forma de torta com a massa, pressione nas laterais para revestir bem a forma. Pique levemente a massa com um garfo a idéia aqui não é fazer furos e sim canais para sair o ar. Leve a forma com a massa a geladeira por mais 30 minutos. Pré aqueça o forno 160graus e asse por 30 minutos. Com um pincel passe o ovo batido em toda a massa e leve ao forno por mais 3 minutos apenas para dourar. Retire do forno e reserve.

Para o liquído base:
Junte os ovos, o creme, o leite, um pouco de sal e pimenta e bata com um batedor (fouet) energeticamente. Reserve.

Para o Recheio
Em um frigideira grande aqueça o azeite e cozinhe as cebolas sem as colorir. Quando estiverem transparentes acrescente o suco de limão. Deixe esfriar, tempere com sal e pimenta. Coloque no fundo da massa já pré cozida.
Com as mãos esfarele o queijo fêta por cima da cebola. Acrescente o liquído base. Cozinhe por cerca de 40 a 45 minutos a 180 graus. Como quente ou fria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>