Purê de Batatas: 8 dicas fundamentais

Essa noite? purê de batatas, mas com um toque especial!

Não não, o purê não precisa ser sinônimo de um acompanhamento sem graça. Basta acrescentar alguns poucos ingredientes para obter um novo sabor  interessante.

Dá uma olhada em algumas sugestões:

Queijo: começei com o básico, todo mundo já deve ter colocado queijo parmesão no purê correto? Mas que tal fugir do óbvio e acrescentar um gorgonzola ou queijo de cabra? Tenta, você pode se surpreender.

Dados de Carne: sim eu to falando de bacon. Mas tambem não excluo pedaços de presunto, linguiça, pancetta..

Ervas: entre as ervas que combinam mais com o purê estão a cebolinha, a ciboulette (tambem chamada de cebolinha francesa) e a salsinha. Não só elas aportam um bom sabor ao purê como tambem um pouco de cor e frescor. Não se esqueça de pica-las bem antes.

Alho: simplesmente minha combinação favorita para o purê de batatas. Vou te dar a receita lá em baixo.

Maionese e mostarda: Diz aí, quem não tem um pote de maionese ou mostarde dando sopa na geladeira? Você nunca olhou para eles e pensou em juntar uma ou duas colheres no seu purê de batatas? ele fica untuoso e o sabor muda.

Grãos : gergelim, grãos de papoula, sementes de abóbora torrada…divirta-se experimentanto!

Especiarias: todo mundo tem uma especiaria fetiche. A minha do momento é paprika doce e vai mudando conforme meu estado de espirito. Algumas outras boas combinações são o cominho, a nóz moscada (claro), a baunilha (neste caso use a fava, mas só um pouquinho, 1/3 será mais que suficiente.)

Futas secas: Não só elas são deliciosas como tambem são saudáveis de crocantes. A regra de oura aqui é: não deixe de torra-las antes de acrescentar ao pure.

Purê de Batata com alho

pure.de.batata.perfeito3 a 4 batatas grandes
leite
1 pequena cabeça d alho com casca
1 colher de manteiga
1 pitada de nóz moscada
ciboulette para decorrar (opcional)

Prá aqueça o forno 200 graus.
Descasque e cozinhe as batatas, sempre começe o cozimento na água fria. Em seguida, amasse as batatas no ponto de pure. Numa panela adicione gradualmente ao leite até atingir a consistência desejada. Reserve.

Asse o alho no forno pré aquecido por cerca de 20 minutos ou até eles ficarem bem macios. Retiri-os do forno, descasque e os amasse para formar um pure. Junte as batatas, a manteiga e nóz moscada e misture bem. Se necessario pegue a ajuda do mixer para deixar a cosisitencia mais fluida. Salpique as ciboulletes e sirva a seguir.

 

2 Comments

  1. Se v ferver 1 dente de alho no leite c/ q vai fazer o pure, pronto, ja tem um sabor totalmente diferente, depois e so salpicar c/ ervas e ai esta outra versao de ‘pure de batata c/ alho’ + simples!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>