Porque amo vocês segue a receita de profiteroles

Profiteroles

Esta é ‘A’ minha sobremesa favorita. Não uma das favotitas. Não uma que eu gosto muito. A favorita. Não é das mais fáceis. Não fica pronta em 15 minutos. Necessita de tempo, carinho e dedicação mas o resultado, bem o resultado… é algo inesquecível. Que vale muitos elogios. E uma grande satisfação pessoal.

Bom, sem demora porque que as etapas são muitas. Segue a receita dos meus profiteroles.

Vamos começar pela base a chamada massa Choux. Com ela voce pode fazer muito outros doces, como uma eclair (bomba de chocolate e tambem salgados (se acrescentar 50g de parmesão vira uma especia de pão de queijo).
Esta é a unica massa da patisserie que não precisa descansar, ou seja voce pode assa-la logo quando pronta. Voce vai precisar de um saco de confeiteiro para formatar a massa em bolinhas. Se voce não tem um saco de comfeiteiro voce pode improvissar usando um saco plastico normal e cortando um das pontas. Sim ver ser divertido!

Receita Pâte à Choux – Massa Choux (rende cerca de 15 a 18 choux/bolinhas)

100 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal
100 mL de água
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
3 e meio ovos grandes

Coloque a água e a manteiga numa panela e deixe ferver.
Adicione os ingredientes secos (farinha, sal e açúcar) de uma vez, dentro da panela. Mexa com uma colher de pau, sem parar. Quando a massa soltar bem do fundo da panela, retire e espalhe essa massa sobre uma superfície limpa, para esfriar. Depois de fria, coloque a massa no bowl da batedeira.

Um por um acrescente 3 ovos à massa e bata bem. Deve restar uma mistura bem compacta e pastosa. Aqui o mais dificil é atingir o ponto da massa. Esse ponto é obtido pela adição dos ovos, por isso não se pode adicionar todo o ultimo ovo, pois a massa pode ficar muito mole. Então, pegue o ovo que sobrou, bata ligeiramente com um garfo e vá adicionando à massa até atingir o ponto ideal que é quando a massa escorrega do batedor, mas cai bem grossa.

Preparation_pate_choux_pas_a_pas2

Coloque a massa num saco de confeitar e escolha com um bico liso. Sobre uma folha de papel manteiga disposta numa assadeira, faça bolinhas com a massa um pouco menor que uma bola ping pong. Use o que sobrou do ovo não usado para pincelar as bolinhas para que fiquem douradas (se necessário pegue mais um ovo).

preparação massa choux 2

Leve ao forno a 180-200C por cerca de 40 minutos ou até ficar dourada e estiver bastante estufada. Depois de assada, apague o fogo do forno, abra o forno e deixa a assadeira lá dentro, para não murchar, com a porta do forno semiaberta. Por mais 10 minutos até esfriar completamente.

Dicas importantes:
A secagem durante a preparação é muito importante!
Não abra o forno durante o cozimento, uma queda na temperatura vai murchar as bolinhas.

O Receheio

Classicamente o recheio pode ser de chantilly ou sorvete de creme. Eu particularmete prefiro sorvete de creme. Como eu acredito que sorvete quanto mais artesanal melhor segue uma receita de sorvete de creme para você fazer em casa caso tenha uma sorveteira:

Receita Sorvete de Creme Caseiro (na sorveteira)
1 vagem de baunilha
4 gemas de ovos
90g de açúcar
300 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco

sorvete de creme

Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçarem.
Em uma panela, coloque o leite, o creme e a baunilha (somente os grãos). Leve ao fogo médio e quando começar a ferver desligue e deixe por 10 minutos.
Despeje a mistura dos leites sobre as gemas. Misture com uma colher de pai. Leve para cozinhar no fogo bem baixo até virar um creme ingles. A preparação deve revestir a colher e voce consiguira traçar um traço na colher de pau. Deixe o creme esfriar completamente e coloque na maquina de sorvete.

Calda de Chocolate (existem inúmeras receitas de calda de chocolate essa é apenas um delas)
calda de chocolate para sorvete
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de cacau em pó
uma pitada de sal
1 1/2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara de água (aproximadamente)
1/4 colher de chá de essência de baunilha

Misture o açúcar, cacau, e o sal em uma panela pequena.
Adicione água suficiente para fazer com que consistência fique ligeramente liquida.
Adicione a manteiga e misture.
Deixe ferver em fogo médio, mexendo sempre por cerca de 1 minuto sem parar de mexer.
Retire do fogo.
Adicione a baunilha. Sirva quente.

Montagem Profiteroles

Deixa massa esfriar e recheie com sorvete de creme. Sirva com a calda de chocolate quente a parte ou jogue por cima apenas na hora de servir.

 

fotos passo a passo do fantástico: http://www.undejeunerdesoleil.com

2 Comments

  1. Você poderia indicar uma máquina de sorvete boa e de preço acessível?

    • oi Cristiane, eu tenho uma Cusinarte e ela é maravilhosa, tem 6 anos e funciona como se fosse nova. Quanto as outras não posso opinar por nunca tive. Sei que ela é cara, mas ao meu ver vale o investimento.
      Da uma olhada nos cometarios dos sites e ve qual se enquadra mais no valor que voce procura.
      um abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>