Pavlova a sobremesa mais linda e sexy do mundo

A Pavlova é uma sobremesa em forma de bolo que tem como base o merengue. Seu nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Foi inventada depois de uma viagem dela à Austrália e Nova Zelândia e ambos os países reivindicam a invenção da receita.

A idéia principal aqui é de assar lentamente o suspiro de maneira que ele fique crocante por fora e macio por dentro.

A Pavlova é uma ótima alternativa de sobremesa sem glúten. E o que eu mais amo nela é sua enorme versatilidade. Ela realmente aceita qualquer coisa, no caso desta receita pra rechear eu usei o chantilly, mas voce pode usar outro tipo de creme como: creme patisserie, ganache, lemon curd.. Depois é só decorar com as frutas que preferir. Leia a receita toda antes de começar, há algumas dicas importantes a serem seguidas.

91681844_Mango_202472c

Pavlova de maracujá e manga
4 claras
1 xícara de açúcar branco
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de maizena
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de creme de leite fresco (ou nata, não pode ser light)
1 xícara de açucar de confeiteiro
1 manga cortada em cubos
6 maracujás (só a polpa)

Preaqueça o forno a 110 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga

Limpe muito bem o bowl da batedeira e o batedor antes de começar a receita, a gordura é o maior inimigo do merengue (se possivel coloque bowl e o batedor no freezer 30 minutos antes de começar a receita). Quando estiverem bem gelados coloque as claras na bowl e começe a bater lentamente, bata até formar picos moles. Junte a baunilha, adicione o vinagre e aos poucos, adicione o açúcar branco previamente misturado a maizena, um pouco de cada vez, batendo bem entre cada adição, até que o creme fique bem espesso e brilhante.

Com ajuda de uma forma, traçe um ciculo no papel manteiga, isso ajudará a te guiar em seguida, usando uma espátula grande, delicadamente coloque o merengue em forma de disco.

dd2d5af498c8fe1e_thumb

Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 1,5 a 2h ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Desligue o forno e deixe a pavlova esfriar por cerca de 3 horas, eles deve secar completamente. Não abra a porta até que o forno está totalmente fria.

f032faff57eaf6a2_thumb

Bata creme de leite fresco até formar picos moles junte o açucar de confeiteiro e bate novamente até formar picos médios e espalhe este creme sobre a pavlova resfriado. Decore lindamente com a manga e o maracujá.

6 Comments

  1. Qual a temperatura que devo assar o merengue?

  2. Estou fazendo pela primeira vez (testes para Pessach), ele cresce para caramba no forno!! Mas tá ficando lindão! Depois te falo no final como ficou! Beijo

  3. Débora Carnevalli says:

    Lindissima pavlova

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>