Faça em casa: Granola

Verde brilhante, o livo “Breakfast, Lunch, Tea” da Rose Carrarini, aka Rose Bakery, é uma das estrelas da minha estante.  A seleção de receitas (cerca de 100 no total) são extremamente sedutoras. Como o título sugere, são receitas doces e salgadas para café da manhã, almoço e chá. Todas usados ​​no restaurante de Rose, aqui em Paris, os livros tem versão em inglês e françes.

blt-cover

Uma das receitas, que se tornou favorita aqui na minha casa é a Granola de mel.
Ela contém uma mistura de aveia, amêndoas inteiras e sementes (abóbora, de girassol, gergelim). Todas revestidas por uma mistura doce de mel, açúcar mascavado, óleo, canela e baunilha.
Uma vez que o granola é espalhada sobre uma assadeira grande, que é assada no forno moderado até dourar.
Em nota no livro, Rose diz para mexer a granola com freqüência para dourar por igual e tomar cuidado no fim do cozimento, para não queimar.
Também é super importante esfriar a granola completamente antes de armazenar em um recipiente hermético para não perder sua maravilhosa textura crispy!

Você pode comer esta granola como qualquer outro cereal, com leite, com iogurte. Adicionar algumas frutas secos ou frescas ou comê-la pura como eu faço muitas vezes. Eu gosto de fazer um lote duplo e dar de presente ou armazenar, ela se mantem por vários meses armazenada em um recipiente hermético na geladeira.

Segue a receita com algumas alterações e adaptações que julguei necessário.

jar

Granola ao Mel – Rose Bakery

300g de aveia

1/2 xícara (75 gramas) amêndoas cruas inteiras (ou avelãs, ou metade amendoas e metate avelãs)

1/2 xícara (45 gramas) de sementes de girassol

1/2 xícara (45 gramas) de sementes de abóbora

1/4 de copo (30 gramas) de sementes de gergelim

1/4 de copo (30 gramas) de coco em lascas (opcional)

1/4 colher de chá de canela em pó

1/4 colher de chá de sal

1/4 xícara (60 ml) de água

1/4 xícara (60 ml) de óleo de canola ou girassol

1/2 xícara (120 ml) de mel

2 colheres de sopa (25 gramas) de açúcar mascavo

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara de frutas secas (cranberries, cerejas, damascos, tâmaras, figos, passas, ameixas)

Preaqueça o forno a 135 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga.

Em uma tigela grande misture a aveia, as amendoas, as sementes, a canela e o sal.

nuts

Em uma panela pequena, mexendo sempre, misture até ferver: a água, o óleo, o mel, o açúcar mascavo e o extrato de baunilha. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture bem, certifique-se que todos os ingredientes secos são revestidos com o líquido.
honey
pour2

Espalhe pela a assadeira e leve ao forno por cerca de 60 minutos ou até dourar, mexendo ocasionalmente para que dourem uniformemente. (Quanto mais dourada a granola mais a crocante será.)  Você vai notar que o granola pode ainda esta pegajosa quando saida do forno mas ficará crocante quando esfriar e seco como esfriar. Quebre as grandes aglomerações enquanto ainda quente. Deixe esfriar por cerca de 2 horas ou até por uma noite inteira. Uma vez que o granola esfriou completamente, armazene em um recipiente hermético ou saco plástico na geladeira. Ele vai se manter por várias semanas.

11 Comments

  1. Seu site é sensacional. Viajei nele por toda esta madrugada! Obrigado.

  2. Luísa Barreta says:

    Olá, estou maravilhada com o seu site. Excelente. Obrigada pela partilha. Parabéns pela coragem de arriscar e mudar de vida. Sou portuguesa e adoro cozinhar. Um grande abraço e votos de sucesso e felicidade. Luísa

  3. Luísa Barreta says:

    Serei eu que não estou vendo ou se esqueceu da quantidade de aveia. Obrigada. Luísa Barreta

  4. Gostaria de saber a quantidade de aveia…
    Obrigada.
    Camila

  5. Charito Peraza says:

    faz a alguns meses que faço granola e müllix en casa é sempre estou modificando ela da última vez que eu fiz granola e müslix (muesli) acrescentei trigo sarraceno , flocos de quinoa vermelha, branca,, e preta , amaranto além de todos ingredientes que vc falou menos o coco,. Não sei se vc sabe a diferença entre a granola e o müllix, tanto a granola como o mülix tem a mesma base , só quaa granola é açuda e leva mel, açúcar mascavo ou ambas e o müslix não , aqui em casa estamos divididos metade da família prefere de granola e a outra metade me incluindo prefere o müslix, bom mais independente do que eu falei está receita é uma das melhores que encontrei na internet Parabéns

  6. Vou fazer obrigada pela receita

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>