Pare de comprar e faça em casa: Caramelos

caramelos

Caramelos, os únicos que conheci na minha infância foram as balas de leite kids.  Elas faziam um bom trabalho, naquela época.

Mas não tem nada haver com isso aqui.

Caramelos, pedem carinho.
Por serem poucos, pedem bons ingredientes.
Pedem uma ou duas receitas testes antes de chegar até aquela.
Aquela que voce põe na boca e sente o sabor de leite quase defumado com açucar dourado e transformado no limite do queimado, de textura suculenta e amanteigado profundo.
Caramelo pede um termometro ou um bom olhar. Um olhar junto a panela como o do gato no peixe, como de uma mae com um filho de 3 anos no balanço do parque.

Caramelos pedem amor e dão amor.

Receita: Caramelos
Para cerca de 40 caramelos
80g creme de leite fresco (ou nata),
uma vagem de baunilha (só as sementes) ou uma colher de sobremesa de uma boa essência,
250g de açucar,
80g de manteiga com sal cortada em cubos,
2g de flor de sal

Cubra uma assadeira de cerca de 18x18cm com papel manteiga ou um tapete de silicone. Pincele as bordas da assadeira com um pincel para ficar mais fácil a remoção.

O primeiro passo é fazer um caramelo seco usando o açucar, aqui é importante ir bem devagar: pegue uma panela grande, com um fundo grosso, adicione 2 colheres de sopa de açúcar, deixe derreter, adicione em seguida as sementes da fava da baunilha e novamente 2 colheres de sopa de açucar, ele vai caramelizar gradualmente. Continue incorporando o açúcar de 2 em 2 colheres, com um fogo baixo até terminar todo açucar. Aqueça o creme de leites até o limite de fervendo, fique de olho, é importante que ele não ferva. Quando o açucar chegar a uma cor dourada ambar (180 graus se você estiver usando um termometro), adicione o creme de leite quente, mexendo sempre. Mexa por cerca 2 minutos ( ou até atingir 140graus, se tiver usanso um termometro)  remova do fogo e junte a manteiga e o sal. Misture bem. Jogue o caramelo na assadeira e deixe esfriar durante cerca de 2 horas. Corte em quadradinhos e embrulhe em papel bala se quiser. Eles duram bem se guardados em embalagens hermeticas longe da umidade ou do calor.

2 Comments

  1. O que voce quer dizer com”jogue no molde” ? De que molde voce esta falando?
    abr,
    Gilda

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>