Panzanella, a clássica salada Toscana

Panzanella é a minha salada favorita no mundo.  A receita é simples.

Fiz semana passada para uns amigos e tirando o tomate que comprei fresco, usei praticamente, apenas os ingredientes que tinha em casa. No entanto, me disseram que apenas eu tenho sempre estes ingredientes em casa…

Então, agora me direcionarei aos amigos que vieram em casa e aos amigos que estão lendo esto post:

Amigos, os seguintes ingredientes não estragam e DEVEM estar presente na sua geladeira o ano inteiro. São ingredientes coringas, excelentes para temperar quase qualquer coisa nessa vida, são eles: as alcaparras em conserva e as anchovas em conserva.

Adicionaria a lista os pimentões em conserva tambem, porém, estes só duram uma eternidade antes de abertos depois de abertos é bom consumi-los entre 2 a 3 semanas.

Vale lembrar que como quase todas as receitas clássicas italiana, cada um tem a sua versão.

panzanella receita

Isso posto vamos a receita da minha Panzanella.

300 g de pão dormido 2 a 3 dias, pão fresco não vai ficar bom! (de preferencia ciabatta ou italiano)
600 g tomates maduros de tipos e cores misturadas
sal
pimenta do reino
1 pitada de açucar
sementes de erva doce
1 punhado pequeno de alcaparras, escorridas
1 ou 2 dentes de algo picadinhos
280 g de pimentões sem pele em conserva
8 filetes de anchovas em óleo, escorridas
vinagre de vinho tinto
azeite virgem extra
um monte de manjericão fresco

Corte o pão em cubos, regue com o azeite, jogue as sementes de erva doce, coloque em uma assadeira e leve para dourar (sem torrar) em forno alto por cerca de 10 minutos. Sacuda a assadeira de vez enquanto para que o pão doure de maneira uniforme.

panzanella pão

Corte os tomates e os coloque em uma tigela, tempere com sal, a pitada de açucar e pimenta. Pique as alcaparras, pimentões e as anchovas junte a tigela dos tomates. Junte o alho picado e misture tudo. Em seguida, misture 2 colheres de sopa de vinagre e cerca de 3 colheres de azeite de oliva. Junte o pão. Prove e adicione um pouco mais de sal, pimenta, vinagre ou azeite, se necessário. O ideial é que o pão fique totalmente envolvido pelo molho. Saboroso mais ainda um pouco crocante.
Pique as folhas de manjericão, misture e sirva.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>