Ovos Benedict – a melhor receita

Faz tempo que eu não posto um receita de ovos aqui no blog. Já estava com saudades.
Ovos são um dos meus alimentos favoritos e depois que eles perderam a sua fama de maus começei a consumi-los mais ainda. Aliás, muito pelo contrário, hoje sabe-se que se comido com parcimonia ovos fazem bem. Só peço para vocês, por favor, investirem em ovos orgânicos ou no minimo em ovos de galinha caipira (criadas livremente). Por que? Bom, além do gosto ser incompravelmente melhor nos ovos orgânicos e caipiras os produtores não tratam a galinha e os pintinhos de forma cruel e desumana. Eu falo mais disso neste post aqui.

Hoje vou dar uma receita de ovos Benedict. Pra você que não conhece: os ovos Benedict são ovos poches, colocados sobre finas fatias de carne (podem ser presunto, bacon, salmão) que por sua vez vão sobre uma fatia de pão (tradicionalmente se usa o english muffin, mas uma fatia de pão branco não muito torrado pode fazer bem o trabalho). Tudo isso é coberto com uma generosa colherada de creme hollandaise (creme a base de ovos, manteiga e limão)

Sim, os Ovoc Benedict junto com as panquecas e os wafles são os componentes clássicos do brunch americano. Porém, eles não precisam ser apenas degustados no brunch, eles podem ser (e são) uma excelente opção de almoço.

Devo dizer esta não é uma receita das mais simples, pede um pouquinho de dedicação e amor. Segue aqui o passo a passo e algumas dicas:

Ovos Benedict (4 porções pequenas ou 2 grandes)

eggs-benedict21

4 ovos (ovos orgânicos ou caipiras)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 english muffins cortados ao meio ou fatias de pão de forma branco sem casca
Um pouco de manteiga
8 fatias de presunto, bacon ou salmão fumado (o meu eu prefiro e fiz com salmão)
cebolinha picada para finalizar

Receita molho hollandaise versão 1

molho hollandaise versão 2:
2 colheres de chá de suco de limão
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
3 gemas de ovos (orgânicos ou caipiras)
125g de manteiga sem sal, cortada em cubos em temperatura ambiente

Primeiro faça o molho hollandaise: Coloque o suco de limão e vinagre em uma tigela pequena, junte as gemas e mexa com um batedor de arame (fouet) até a mistura ficar clara e espumosa.
Coloque esta tigela sobre uma panela com água fervente e continue mexendo até engrossar um pouco. Aos poucos, adicione a manteiga (eu adiciono dois cubos, espero até que esteja quase completamente derretida em antes de adicionar mais dois, e assim por diante).
Após a última manteiga incorporada, continue mexendo até a mistura ficar espessa. Tomando sempre cuidado para que a tigela onde esta a mistura não fique demasiadamente quente senão ela vai conzinhar as gema! Continue mexendo até que finalmente chegará uma fase em que, se você levantar o batedor o molho vai cair em forma de fita, ele irá manter a sua forma ao cair mas vai desaparecer lentamente dentro da mistura. É esse pronto que queremos! Agora deixo-o em um lugar aquecido, como um suave banho-maria por exemplo e vá pocher os ovos.

sauce_hollandaise1_recette

Ferva uma grande panela de água e adicione 2 colheres de vinagre. Abaixe o fogo e gentilmente deslize os ovos dois de cada vez. Cozinhe cada por cerca de 4 minutos, depois retire com uma escumadeira.

Capture d’écran 2016-03-01 à 10.34.04

Torre levemente os muffins com um pouco de manteiga, em seguida, coloque um par de fatias de salmão em cada metade. Cubra cada uma com um ovo, uma generosa colher do molho Hollandaise e decore com cebolinha picada.

* Dica: Se o molho hollandaise parecer que pode rachar, tire do calor imediatamente e bata com o batedor de arame por alguns minutos. Outra coisa que você pode fazer é adicionar algumas colheres de chá de água quente, o que também ajuda a re-emulsionar-lo se ficar muito grosso ou se a manteiga seperar do resto da mistura.

Se sobrou molho hollandaise não jogue fora! ele fica divino com ingredientes como aspargos, peixes e massas.

 

 

One Comment

  1. Pingback: Ovo o melhor alimento pra quem faz dieta - Pure Pilates Blog

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>