O Ruibarbo, sua Pannacotta e seu Clafoutis


Adorado na Europa, principalmente na Grã-Bretanha, onde possui a maior produção e consumação mundial, o Ruibarbo é uma planta de origem Asiática que se come só o talo, é necessário descascar e cozinhar antes de comer e quanto mais rosado mais maduro e doce ele está.

Tem um sabor azedinho delicioso mas pode ser muito acido, para amenizar acidez a dica é antes de cozinhar deixar marinando no açúcar durante algumas horas. Outra opção é banhar durante 2 minutos em água fervente e tirar.
Depois é só cortar na diagonal em pedaços pequenos (assim as fibras cederão facilmente, diminuindo seu tempo de cozimento) e colocar numa panela com um pouquinho de água (ou qualquer outro liquido).
O ruibarbo funciona bem sozinho ou então misturado com outras frutas: morango, maça, damasco, framboesa. Ele também vai bem em  pratos salgados acompanhando aves e peixes, neste caso, corte-o em cubos e leve a frigideira com azeite ou manteiga, um pouquinho de suco de laranja e no final, salpique manjericão ou salsinha.
Receitas

Panacotta de Baunilha com Compota de Ruibarbo

Para panacotta
500 ml de Creme de Leite Fresco
200 ml de Leite
140g de acucar
8 gr de folhas de gelatina
1 fava de baunilha (ou uma bela colher de chá de um excelente extrato)
Coloque a gelatina de molho em um bol grande de água fria durante 8 minutos. Aqueça o leite numa panela a fogo baixo, sem ferver. Tire do fogo e acrescente a gelatina espremidas para retirar o excesso de liquido e reserve.
Aqueça o creme de leite, o açúcar e as sementes da baunilha numa panela em fogo médio mexendo sempre até ferver. Tire do fogo, misture o leite e despeje em quatro forminhas individuais. Leve a geladeira por ao menos 2h.

Para a compota de Ruibarbo
250g de ruibarbo cortado em cubos
2 colheres de sopa de acucar
115g de vinho espumante ou champagne ou cava
10g de gengibre ralado
2 paus de candela
Coloque tudo na panela cozinhe por 15 a 20 minutos, até reduzir. Colque em um vidro e deixe esfriar fora da geladeira.
Mergulhe as forminhas de pannacotta em água quente para desforma-las facilmente coloque uma colher de sopa da compota ao lado.
Clafoutis de Ruibarbo
500g de Ruibarbo
150g de açúcar
60g de farinha
3 ovos
200g de creme de leite fresco
200ml de leite
1 vagem de baunilha
1 colher de sopa de açúcar glacê, 1 pitada de canela e uma de sal
manteiga e açúcar para untar.
Preaqueça o forno 210graus.
Unte uma forma quadrada que possa ir ao forno com manteiga e açúcar e reserve. Corte o ruibarbo em cubos e reserve.
Misture com um garfo, os ovos, a farinha, o leite o creme de leite o açúcar, o sal e as sementes de baunilha e a canela. Despeje esta massa na forma e por cima jogue os pedaços de ruibarbo. Asse por cerca 40 minutos até que fique dourado. Polvilhe açúcar glacê e sirva quente ou frio

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>