O Cardamomo

Uma dos especiarias mais aromáticas que existe, o cardamomo exala frescor e traz lembranças do Oriente.

A essencia gustativa dessa especiaria esta nas sementes contidas em sua capsula que pode variar de cor: marrom, cor de palha e verde. O Cardamomo é classificado como planta herbácea, cresce espontaneamente em regiões tropicais da Índia, do Sri Lanka e da América do Sul e atinge quase 3,5m de altura!

Cardamom_plant

cardamomo in nautra

Parente próximo do gemgibre, é um dos temperos que compoe o famoso curry em pó e o garam masala (pra quem não sabe tanto o curry quanto ao garam masala não são uma especiaria e sim a mistura de várias).

Em alguns países escandinávos, no norte da Alemanha e na Rússia o cardamomo é utilizado no preparo de bebidas alcoolicas, como licores locais. Já no Oriente Médio suas sementes são adicionadas ao café proporcionando um sabor incrível!
Experimente mastigar algumas poucas sementes, além de digestivas, elas perfumam o hálito.

O Cardamomo é uma especiaria que pode ser utilizada em pratos salgados e doces. Cuidado na dose. Canela, cravo e gemgibre fazem uma ótima parceria com ele.

Aqui segue uma receita para você se inspirar.

Picture11-19

Crème Brûlée ao perfume de cardamomo

600ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de semente de cardamomo moído, de preferencia triturados na hora (use um pilão)
6 gemas
1/3 de xícara de açucar
1/2 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Açucar Dourado ou açucar granulado para queimar e fazer a casquinha

Pré aqueça o forno 160graus. Unte 6 forminhas e reserve.
Aqueça o creme com as sementes de cardamomoaté levantar fervura. Enquanto isso bata as gemas com o açucar até ficar uma textura cremosa. Aos poucos, junte as gemas ao creme de leite, fora do fogo e misture bem, porem delicademnte. Junte a baunilha misture e passe tudo por uma peneira. Distrinua o creme nas forminhas coloque as forminhas e uma assadeira com agua (a agua deve cobrir 1/4 das forminhas). Cubra com papel aluminio e leve ao forno por 50 minutos, ou até o creme ficar firme. Tire do forno e leve a geladeira e deixe na geladeira no minimo 3h e de preferencia de um dia pro outro. Antes de servir, pouvilhe com o açucar e queime com maçarico. Se não tiver massarico use o grill do forno até o açucar caramelizar. Sirva imediatamente.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>