O Camembert, sua história e uma ótima receita

O Cambembert é o queijo simbolo da Normandie região noroeste da França. Para ser qualificado como um legitimo Camembert Normande por lei é necessário que o leite seja cru (não seja pasteurizado).

unnamed-3

Como é feito um camembert de primeira grandeza?

O queijo é feito atravéz da junção de leite aquecido com bactérias, em seguida, é adicionado o coalho permitindo que a mistura coagule. Ele é então cortado e transferido para os tradicionais moldes cilíndricos. Os queijos são virados de seis em seis a doze em doze horas para permitir que o soro escoe uniformemente; depois de 48 horas, o queijo torna-se duro, quebradiço, e  ainda um pouco sem graça.

Na superfície de cada queijo é então pulverizada com uma mistura aquosa e eles são deixados para curar durante um mínimo, legalmente exigido, de três semanas. Esta “affinage” produz o conhecido mofo, a casca comestível e a cremosa textura característica do Camembert. Uma vez maduro, ele é embrulhado e colocado em caixas de madeira.

unnamed-2 

A história do Camembert

Camembert foi supostamente feito pela primeira vez em 1791 por Marie Harel, uma fazendeira moradora da cidade de Camembert, seguindo os ensinamentos de um padre que veio da região de Brie.

No entanto, o Camembert como é apresentado hoje só apareceu em 1890, um engenheiro, M. Ridel, criou uma caixa de madeira, que foi pensada para transportar o queijo e enviá-lo para longas distâncias, em particular para a América, onde se tornou muito popular.

Devido sua boa conservação o Camembert foi enviado as tropas francesas durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se assim um dos grandes símbolos da cultura popular francesa.

 

Esta é um receita simples e infalível para você fazer em casa entre amigos. A minha única dica aqui é: invista em um bom Camembert.

Camembert assado com mel

unnamed-1

Ingredientes

1 Camembert inteiro, em sua caixa

3-4 ramos de tomilho ou alecrim

mel

nozes para decorar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 200C

Retire a embalagem plástica do Camembert e coloque-o de volta na caixa de madeira.

Com uma faca, faça pequenos furos por todo o queijo. Encaixe os ramos de tomilho ou o alecrim neste furos.

Regue com mel. Leve para assar por  cerca de 10 minutos

Retire do forno e sirva com uma boa baguette.

unnamed

Bon Appétit!

para saber mais das degustações de queijos em Paris, clique aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>