Torta de limão Eu como sim

Captura de Tela 2013-10-21 às 6.37.37 PM

Receita de torta de limão é que nem bunda, todo mundo tem a sua, segue a minha. Já consagrada, sei que não é das 10 mais rápidas de fazer mas posso assegurar que é umas das 10 melhores…Faz e depois me conta:

Torta de limão Siciliano com merengue Eu Como Sim

para massa:

250g de farinha peneirada, 110g de manteiga em temperatura ambiente cortada em cubos, 80g de açúcar de confeiteiro, 1 pitada de sal, 30g de farinha de amendoas, 1ovo, raspas de um limão siciliano

para o creme :

60g maizena, 110g de açucar, 200 ml de suco de limão (cerca de 3 ou 4), 2 raspas de limões, 1 envelope de açúcar de baunilha, 2 colheres de mapel syrup (opcional, você pode substituí-lo por 10 g de açúcar) 200ml de água, 4 gemas, 60g de manteiga em temperatura ambiente

para o merengue :

4 claras, 150g açúcar de confeiteiro, 5g de maizena

Preparo:

Massa:
Misture a farinha , o açúcar , a pitada de sal, a farinha de amêndoas e as raspas de limão
Adicione a manteiga amolecida . Trabalhe a massa com as pontas dos dedos, de modo a dissolver a manteiga em pequenos grãos, a farinha deve ficar com aspecto arenoso, como um crumble e não um massa só. Isso feito você pode adicionar o ovo inteiro . Misturare bem e aí sim, faça uma bola compacta.
Coloque-a em filme plástico ou um saco e reserve na geladeira pelo menos 30 minutos (você pode fazer algumas horas antes ou até mesmo no dia anterior) .
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Pegue a massa na geladeira , abra com um rolo entre duas folhas de papel manteiga. Coloque-o em sua forma de torta. Faça pequenas imendas na massa, se necessário, não tem problema.
Pique toda a massa com um garfo, coloque papel manteiga em cima e cubra ela com alo pessado pode ser: arroz, feijão, lentilha, ou aqueles grãos de cerâmica vendidos em lojas de cozinha) . Leve ao forno por 15 minutos. Tire do forno, tire o peso de cima, volte ao forno por mais 4 minutos e reserve.

Creme:
Em uma panela leve para aquecer a maizena , o açúcar e o açúcar de baunilha sem parar de mexer com o fouet (batedor de arame) durante 4 a 5 minutos.
Em uma tigela , misture a água, o suco de limão e mapel. Adicione o líquido no açúcar.
Continue mexendo até que o creme espesse.
Uma vez que o creme engrossar bem , retire do fogo acrescente a manteiga , as gemas e as raspas de limão . Continue mexendo rapidamente para as gemas não cozinharem. Se quiser deixar esfriar uns 5 minutos antes de adiciona-las.
Coloque o creme sobre a massa assada. Deixe esfriar por no mínimo 2 horas na geladeira antes de adicionar o merengue.

Merengue :
Misture o açúcar de confeiteiro e a maizena em uma tigela.
Monte as claras em neve , gradualmente, começar a espuma branca a montar vá juntando gradativamente a maizena com o açúcar. Bata até que elas fiquem duras , pode demorar mais de 5 minutos , isso é normal .
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Espalhe o merengue sobre a torta, certifique-se que merengue toca bem todas as bordas da torta para fazer uma camada “selando” o creme .
Asse por cerca de 15 a 20 minutos. Até que o merengue fique bem firme e dourado. Leve a geledaira por pelo menos mais 2h.

Bon Appet!

6 Comments

  1. O limão usado na receita foi o siciliano?

  2. Ola! Qual seria o tamanho da forma? Bjs, Renata!

  3. Esse envelope de açucar tem qnts gramas?
    e usar o xarope, realça quais sabores? pois vc diz que pode substitui-lo, mas gostaria de saber o pq de usá-lo.
    Sou louca por torta de limão e esta sua, parece deliciosa!

    • Oi Roberta, no envelope tem 10 gramas.
      usar o extrato ou essencia no lugar do açucar de baunilha vai realçar ainda mais o sabor da baunilha e no caso dessa receita eu nnao recomendaria. Se não tem açucar de baunilha não se preocupe faça sem. a torta ficara deliciosa do mesmo jeito.
      espero ter ajudado, um abraço, Karen.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>