Milho, esse alimento maravilhoso

Com 7.000 anos de idade, o milho passou por profundas mudanças desde o seu nascimento no México. Foi em 1492 que Cristóvão Colombo descobriu este elegante grão dourado ao chegar no Novo Mundo. Dois anos depois, ele já seria cultivado na Espanha, para em pouco tempo conquistar o mundo.

5f9dccfe420d20c0dd52db2d9f5dcd91

Suas grandes qualidades de adaptação climática fazem com que seja cultivado nos 5 continente, cada país utiliza seus próprios métodos. É a planta mais cultivada do mundo. Essencialmente pelo fato de ser o alimento principal de animais (gado, porcos e aves), mas também por representar a base da dieta de vários países na África Central e no México. Sem deixar de comentar que americanos e europeus também são grandes consumidores.

mais---epis-sur-plantes-avec-spathes

Esta enorme planta verde é semeada na primavera e floresce no verão. É onde a espiga, que na verdade é a flor feminina, é formada. Dependendo do uso pretendido, ela é colhido em diferentes níveis de maturidade e umidade.

Como escolher o milho

Escolha os com folhas verdes pálidas. Seus grãos, devem ser brilhantes, com uma cor amarela-leitosa e de tamanho uniforme. A ponta da espiga não deve estar desidratada.

98823732

Como armazenar milho

Guarde-o por uma semana, protegido por suas folhas, no fundo da geladeira.

Como cozinhar e saborear o milho

Você pode simplesmente, descascá-lo, tirar seus grãos com uma faca e colocar em uma salada. Ele vai muito bem com pimentão, tomate, atum, presunto …

Para cozinhar milho fresco, basta 10 minutos em água fervente, sem sal (sal endurece os grãos).
Depois de cozidos você pode gratina-los, polvilhar com manteiga e queijo parmesão ralado.
Você também pode grelha-los ou assa-los em forno quente 180 graus por cerca de 15 minutos. Para então serem escovado com manteiga derretida, sal grosso e pimenta. Eles escoltam maravilhosamente aves e carnes brancas em geral.

Como grelhar uma espiga de milho?

mais
Com ou sem folhas, duas escolas…

Com: os grãos não ficam dourado mas ficam mais macios. O truque: mergulhar as espigas na água e deixar por 4 ou 5 horas antes coloca-las na churrasqueira. Isso as salva da carbonização.

Sem: tire as folhas, pincele com óleo,  enrole as espigas em papel de alumínio e doure na churrasqueira.

• Em ambos os casos: cozinhar longe das brasas.

O milho também é usado para fazer farinha, fécula (maizena), cereais matinais, biscoitos, panquecas, tortillas e polenta.

O milho também permite a fabricação de certos álcoois, como Gin, Whisky e cerveja, além de óleos vegetais.

Finalmente, o grão de milho explode de felicidade na sua panela untada com óleo, em fogo alto. A nossa querida Pipoca! (aliás, tem receitas maravilhosas de pipoca aqui)

Algumas boas receitas com milho:

Sopa de Milho

Soupe-de-maïs-©Tatiana-Vorona-shutterstock

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

5 espigas de milho já cozidas (10 minutos em água fervente) ou 2 latas de 285g de milho escorrido (é claro que com o milhos fresco o resultado é muito melhor, mas, se não achar use um bom milho em lata).
300 ml de leite integral
150 ml creme de leite fresco ou de caixinha (melhor que não seja light)
300 ml de caldo de galinha ou legumes (caseiro ou em cubo)
Cebolinha picada
Sal e pimenta
Curry (opcional)
queijo ralado

Com a ajuda de uma faca retire os grãos de milho cozidos da espiga (separa 1 colher de sopa para decoração). Coloque-os em uma panela com o leite, o creme de leite e o caldo de galinha. Cozinhe tudo isso 20 minutos. Bata no liquidificar ou no mixer de mão. Junte o curry no final, pimenta levemente. Acerte o sal se necessário. Decore com os grãos separadas, a cebolinha picada e o queijo ralado. Sirva.

Espiga de milho, tomilho e limão

Capture d’écran 2018-06-27 à 10.56.43

4 Espigas de milho pequenas frescos (ou 2 grande cortadas na metade)
2 ou 3 quartos de limão
alguns ramos de tomilho fresco
um pouco de queijo parmesão ralado
pimenta preta e sal
salsinha picada
2 colheres de sopa de manteiga com sal de preferência)

Remova as folhas e os filamentos das espigas e lave. Cozinha os milhos por 10 minutos em água fervente e escorra.
Derreta um pouco de manteiga em uma panela, adicione o tomilho, o sal e a pimenta. Coloque os milhos e deixe dourar por alguns minutos por todos os lados, regando com a manteiga.
Para terminar
Quando eles são grelhados ao seu gosto, coloque-os em um prato, polvilhe com parmesão e salsinha picada. Coma quente com alguma gotas de limão.

Mais receitas como milho?  dá uma olhada aqui:
Bolinho crocante de milho e Gaspacho de Milho

2 Comments

  1. Parabéns pelo site e pelas receitas, tô muito apaixonada rsrs. Descobri por um acaso no final de semana e já fiz minha primeira receita hoje, cogumelo Paris recheado. Ficou delicioso, a próxima e o homus, já comprei os ingredientes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>