Manteiga clarificada, como e porque você deve fazer em casa

Manteiga clarificada pronta

Indispensável na cozinha indiana (onde ela é chamada de Ghee). A manteiga clarificada é muito fácil de fazer. E com ela você ganha qualidade e tempo de conserva.
Além do fato claro de não queimar durante a cocção (pois ao clarificar você aumenta o tempo de fusão. E o mais importante a manteiga clarificada vai servir como base para outras inúmeras receitas.

Receita Base Manteiga Clarificada

Beurre-clarifie

Ingrediente: 250 g de manteiga sem sal de boa qualidade, cortado em pedaços

Derreta a manteiga, lentamente (15 a 20 minutos) no banho-maria sem mexer.
Deixe repousar por 10 minutos fora do calor, remova cuidadosamente com uma colher a espuma que flutua no topo da manteiga derretida.
Com a ajuda de uma peneira, filtre suavemente a manteiga derretida dentro de uma tigela ou pote, tomando cuidado para não transferir o fundo da panela esbranquiçada (soro e impurezas) para a manteiga filtrada. O que queremos é só o liquido amarelo-ouro.

Receitas

Manteiga ao Açafrão

Sauce-beurre-safran-miel-et-pistaches
1 receita base (acima)
3 pitadas de açafrão em pó
1 colher de sopa de óleo de coco
1 café de mel
30g de pistaches ou amêndoas em pedaços

Aqueça a manteiga clarificada com o açafrão, o óleo de coco e o mel e por ultimo junte os pistaches/amêndoas. Sirva acompanhado com peixe branco, salmão ou ainda camarões grelhados.

Manteiga com limão, tabasco e páprica

Beurre-citron-Tabasco-et-paprika
1 receita base (acima)
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
1 colher de mostarda
1 pitada de páprica
suco de 1 limão siciliano
2 a 4 gotas de tabasco

Aqueça a manteiga clarificada com o creme, o tabasco, a mostarda, a páprica, sal e pimenta. Junte o suco de limão só no final. Fica excelente com peixe e como molho de massa com frutos do mar.

Manteiga Noisette

Beurre-noisette
1 receita base (acima)
condimentos a sua escolha: ervas, pimentas, alacaparras

Aqueça a manteiga clarificada numa panelinha em fogo médio e deixe ela escurecer até atingir um aroma e uma coloração de nozes ou avelãs. Fora do fogo, junte seu condimento favorito, sal e pimenta. Você pode usa-la como molho para peixes ou carnes. Mas também pode usa-la para grelhar camarões, vieiras, pavês de salmão ou ainda bifes fininhos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>