Livro: Gula Gula, comida bossa-nova e sua quiche de cebola divina

7118907_1GG

Este foi um dos meus primeiros livros de receita que comprei.

O Gula Gula era o restaurante favorito da minha infancia-adolecencia.
Quando abriu, era uma lojinha na rua Rita Ludolf, entre a praia e o Baixo Leblon, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro. A princípio era apenas comida de balcão, para viagem. Mas por aquela portinha da Rita Ludolf entrava e saía tanta gente que o chef Fernandão de Lamare acabou convencido pela própria clientela de que comer em pé era chato e resolveu colocar quatro ou cinco mesinhas. Hoje 30 anos mais tarde já existe mais de 15 pela cidade.

Sempre quando vou ao Rio arrumo um jeito de ir lá. Sempre peço a mesma coisa: salada de batata frita e quiche de cebola.

thumb_600

No livro Gula Gula comida bossa traz receitas consagradas do restaurante. Eu já fiz inumeras e posso dizer que elas não ficam iguais ao do restaurante, mas ficam ótimas. As que mais gosto são: o quiche de cebola (receita abaixo), a salada de camarão, a salada de batata frita, o picadinho, o quibe de abóbora, a mousse de roquefort e o bolo de coco.

Aqui segue a receita da minha tão amada quiche de cebola retirada do livro pagina 114

Receita Quiche de Cebola Gula Gula

350-Gula-Gula_Quiche-de-ceb

Ingredientes

Massa:

140g de manteiga
1 ovo
220g de farinha de trigo
2g de fermento em pó

Creme:

125g de ricota
125g de queijo minas
45g de parmesão
6 ovos
600ml de creme de leite fresco para chantilly
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino

Recheio:

5 cebolas médias em cubos
30g de manteiga
60ml de azeite
5g de sal
50g de parmesão ralado fino

Modo de preparo

Massa:

Em uma tigela, misture a manteiga com ovo. Junte a farinha e o fermento e amasse por igual, para a massa ficar homogênea. Reserve na geladeira.
Enquanto isso, forre a forma de, aproximadamente, 30 centímetros de diâmetro, espalhando a massa por igual, numa altura de quatro centímetros. Embrulhe a forma num saco plástico e leve à geladeira para resfriar por 30 minutos.

Creme:

– Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Recheio:

Refogue a cebola na manteiga e no azeite até que fique bem dourada e macia. Acrescente o sal e o parmesão, misturando bem e deixando em fogo brando por cerca de cinco minutos ou até ficar macia.
Escorra o líquido com uma peneira.

Montagem

Retire a forma da geladeira, forre o fundo com a cebola refogada e despeje o creme básico, fazendo com que este fique na mesma altura da massa. Cubra com papel laminado e asse em forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 30 minutos.
Retire o papel laminado e asse por mais dez a quinze minutos ou até o topo ficar dourado e firme.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>