La Quiche Lorraine, origem e receita

Mundialmente conhecida a quiche Lorraine esta entre as 10 receitas mais lembradas da cozinha francesa.

Vamos as suas origens:

A origem da Quiche Lorraine

O nome Quiche Lorraine vem do alemão quiche – kuchen (bolo) e do nome da região onde foi criada, a Lorraine no nordeste da França. É possível encontrar registros desta receita nos livros datados no século XVI.

Map-of-France

 

Histórinha…

Há várias versões mas a mais conhecida é a que foram os cozinheiros de Stanislas, Duque da Lorraine que a criaram. Porem, diferente de como é hoje, naquela época não se colocava queijo. Era apenas massa de pão, barriga de porco defumada, ovos e creme. Com o passar dos anos ela foi mudando e já no século XIX a registro de receitas semelhantes de como ela é apresentada hoje.

quiche lorraine

Receita clássica Quiche Lorraine

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):
1 receita de massa brise  
3 ovos inteiros
300ml de creme de leite fresco, senão achar use o de caixinha
250ml de leite
300 gramas de bacon de fumado em cubos
150 gramas de queijo (se possível emmental) ralado grosso
Sal, pimenta e noz-moscada

1 etapa
Pré aqueça o forno 200 graus durante 10 minutos. Abra a massa na forma de torta, leve para geladeira por 20 minutos para firmar a massa.
Em seguida, fure toda a massa levemente com um garfo, cubra com uma folha de papel manteiga e coloque feijões (pode de qualquer outro alimento em grão ou fava pessado: gão de bico, feijão..) crus na forma para a massa não subir e leve o forno quente por 10 minutos

cuire-a-blanc-etape-3-480

Retire a massa e deixe descansar para esfriar pelo menos 30 minutos.

2 etapa
Em uma frigideira a fogo alto, doure o bacon, importante: descarte a gordura da frigideira 2 ou 3 vezes durante este procedimento. o intuito é de grelhar ligeiramente o bacon para dar mais sabor.

3 etapa
Em uma tigela quebre os 3 ovos e junte o creme. Bata bem com batedor de arame ou garfo. Adicione gradualmente o leite sem parar de bater com o batedor. Adicione o sal, a pimenta e a noz-moscada. Espalhe o bacon na massa pré-cozida de forma harmoniosa e regular. Despeje a mistue de creme e ovos por ultimo polvilhe a Quiche Lorraine com o queijo emmental.

4 etapa
Asse por 30 minutos a 200 graus. Depois de 30 minutos, com a ajuda de uma faca fure o centro da quiche Lorraine, se a faca sair seca, sem vestígios de creme fresco, é que já esta pronta.

Bon appétit!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>