Île Flottante (ovos nevados) – A melhor receita, passo a passo

A Île Flottante, ou Ovos Nevados como chamamos nos Brasil  é uma sobremesa clássica da culinária francesa, muito leve e atemporal. Sua base são claras de ovos montadas em neve com um pouco de açúcar, flutuando em uma de creme ingles e decorada com um belo caramelo.
Eu escolhi para assar minhas claras usando o método do chef Christophe Michalak, voce pode tambem optar por assa-las no microondas, mas eu prefiro no forno pois posso monda-las numa forma e o resultado final fica realmente incrível! As claras de ovo não soltam água, são leves, brilhantes e firmes ao mesmo tempo. Um prazer puro. Obrigado, Chef. Michalak!

iles-flottantes-1-e1489695480317

Receita Île Flottante (ovos nevados) (para 6 pessoas)

1 etapa – O creme inglês (que de preferencia deve ser feito no dia anterior à degustação):

500 ml de leite
80 g de gemas de ovo (4 a 5 gemas dependendo do tamanho do ovo)
100 g de açúcar
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de um bom extrato

Em uma panela pequena coloque o leite. Corte a baunilha ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementes que estão lá dentro com a ponta de uma faca pequena, coloque as sementes da baunilha e a fava dentro do leite.  Aqueça o leite e quando ferver e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe a baunilha perfumar o leite por cerca de 15 minutos.Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Despeje um pouco do leite sobre ovos e misture. Jogue a mistura dos ovos no leite restante e volte para o fogão. Mexa constantemente com uma colher de pau, sem ferver. Quando o liquido ganhar consisitencia de um creme leve porém firme e voce conseguir fazer um traço com o dedo na colher (como na imagem abaixo). esta pronto. Retire do fogo. Penere diretamente num bowl e deixe esfriar na geladeira. Cubra com papel filme e deixe que ele entre em contato com o creme para evitar a formação daquela camada mais durinha. Guarde na geladeira até a hora de usar. De preferência de um dia para o outro

iles-flottantes-4

iles-flottantes-5

 

 

iles-flottantes-6

iles-flottantes-7

 

 

2 etapa – As ilhas

4 claras de ovos
50 g de açúcar

Monte as claras com uma batedeira elétrica. Quando estiverem bem montados, adicione o açúcar bem devagar de pouquinho em pouquinho em varias etapas. Aumente a velocidade do batedor para montar bem as claras.

Unte moldes com um pouquinho de óleo suas formas eu usei os semi-esféricos para voce pode usar formas de muffin por exemplo, o de empadinha untadas. Encha as formas com uma colher grandede as claras e alise com uma espátula.

 

Cozinhe as claras no forno pré-aquecido a 180 ° C por 3 minutos.

Deixe esfriar um pouco e desenforme delicadamente.

iles-flottantes-2

 

iles-flottantes-3

3 etapa – O caramelo

80 g de açúcar
algumas gotas de suco de limão

Derreta um terço do açúcar em uma panela com algumas gotas de suco de limão. Quando estiver derretido, adicione o segundo terço, deixe derreter e coloque o último terço a derreter até que o caramelo tenha uma cor âmbar.

4 etapa – Montagem

Escolha taças bonitas e profundas como as de sorvete por exemplo para mo coloque o creme inglês no fundo, coloque a clara em neve. Cubra as ilhas com o caramelo. Sirva.

dicas importantes

Cozinhe o creme ingles em fogo baixo, ele não deve ferver ou os ovos vão cozinhar e creme pode talhar.

A adição de algumas gotas de suco de limão no açúcar permite que o caramelo não cristalize.

Se quiser decore com amêndoas forradas, fica lindo e delicioso (mas não indispensável)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*