Idéias de receitas para receber os amigos em casa

Gostoso demais receber amigos em casa no fim de semana. Aqui na França eles chamam este ato de Apéro. Não é um jantar exatamente. É um noitada onde cada convidado trás uma comidinha e um vinho e assim come-se e bebe-se a noite toda! Um delícia!

Seguem 4 receitas simples, que não dão muito trabalho e fazem bonito.
Se for fazer as 4 sugiro começar pelo Veloute, para deixa-lo esfriando na geladeira enquanto ataca as demais. Depois partir para o finacier, em seguinda os tomates, que poderão ser reaquecidos e por ultimo pelos folheados, que voce pode deixar pronto e assar na hora (fica muito mais gostoso).  Todas as receitas são para 4 pessoas mas podem facilmente ser duplicadas, triplicadas…
7_Chardonnay_recette6

Velouté de abobrinha

800g de abobrinha

1,5 litro caldo de legumes caseiro ou em cubinho

5 polenguinhos

sal e pimenta moída na hora

Corte as abobrinhas em cubo e coloque para ferver dentro do caldo de legumes. Deixe ferver e cozinhe por 20 minutos. Deixe esfriar, junte o poleguinho e misture tudo com a ajuda de um mixer. Acerte o tempero. Leve a geladeira e sirva frio.

5_Chardonnay_recette3

Folhado de roquefort com péra e açafrão

2 peras

raspas de 1 limão

1 colher  de chá de açafrão

1 rolo de massa folheada

100g de roquefort

sal e pimenta

Numa panela grande, cubra as peras com água, junte as raspas de limão, o açafrão e deixe ferver por 15 minutos. Tire as peras, deixe esfriar, descasque e corte e fatias finas. Corte a massa folheada em retângulos de 8cm /3cm. Cubra com as peras, o roquefort, tempere com a pimenta. Leve ao forno numa assadeira forrada e pré aquecida a 150 graus. por 15minutos. Sirva quente.

31_Gamay_recette2

Tomatinhos recheados

200 g de carne moída

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de salsinha picada

50 g de presunto ou bacon defumado picado

1 ovo

12 tomates cereja

Azeite

Sal e pimenta

Em uma tigela, misture a carne , cebola, alho, salsa , presunto, ovo ; Tempere e misture bem para obter uma massa homogênea. Corte a parte superior dos tomates, delicadamente retire com uma colher  sua polpa e preencha  com uma bola de recheio . Coloque os tomates em uma assadeira , coloque os chapéus , regue um pouco de azeite . Asse no forno pré-aquecido a 180 ° C durante 20 min . Sirva quente .
6_Chardonnay_recette5

Financier de damascos secos e amêndoas

130 g de farinha de amêndoas

125 g de açúcar de confeiteiro

100 g de manteiga derretida

50 g de farinha

4 claras em neve

60 g de damascos secos em cubos

10 amêndoas torradas, picadas grosseiramente

Em uma tigela , misture a farinha de amêndoas, o açúcar e manteiga derretida e depois a farinha . Misture delicadamente o ovo para obter uma massa homogênea e depois junte os damascos secos . Distribua a massa nas forminhas (de financier, de muffins, ou do que você tiver em mãos),  salpique as amêndoas torradas. Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 a 20 minutos . Retire do forno , desenforme e coloque sobre uma gradinha para esfriar.

Bon Apéttit!

fonte: http://www.vindefrance-cepages.org/

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>