Gratin Dauphinois, confort food!

Macio, cremoso, ligeramente crocante … O gratinado de batata vive na memória da nossa infância. Um prato reconfortante, que agrada crianças e adultos…

la-recette-du-gratin-dauphinois-de-guy-savoy

Aqui estão alguns segredos e truques para chegar a perfeição.
Os ingredientes
A Batata, tem que ser firme. De preferencia a Charlotte ou a Asterix (aquele vermelhinha).
O alho, deve ser esfregado no prato para um sabor leve .
Você também pode pressiona-lo direto no creme de leite,  para um sabor de alho marcante.
A receita original era feita só com creme de leite,  mas os tempos mudaram e se você quiser uma receita mais leve vale colocar metade creme e metade leite. No entanto, não use leite desnatado.
Queijo. A receita original é sem queijo… Mas um gruyere ralado (Emmental, não!) nunca fez mal a ninguém.

Preparo

Há muitas maneiras de fazer o gratin dauphinois. Tudo depende do tempo disponível, a textura que você gosta, mais “light” ou não. Na receita tradicional as batatas são imersas no creme de leite e tudo é cozido a 150 graus por 1h30 a 2h (Há puristas que cozinham a 120 graus por 2h30 -3h!) .
Cozinhar longa e lentamente é melhor para o sabor e a consistência das batatas mas apenas tome cuidado para que ele não seque .
Pré-cozidas: Você também pode cozinhar as batatas cortadas em uma panela grande com o leite, em seguida, seguir a receita original. Levará menos tempo.

Gratin Dauphinois: A receita original
Ingredientes (para 6 pessoas)
– 1,6 kg de batatas
– 1,5 litros de creme de leite
– 1 ou 2 dente de alho
– Sal e pimenta
– Manteiga
(nos moscada, se desejar, mas não esta na receita original)

Descasque e corte as batatas em rodelas. Esfregue um prato com o alho , esmagando um pouco. Disponha as batatas no prato em camadas regulares, cada camada com sal e pimenta . Despeje o creme de forma a cobrir tudo e ligeiramente agite o prato para distribuir bem . Coloque alguns pedaços de manteiga em cima, sal e pimenta. Asse cerca de 2:30 a 120 graus. As batatas devem estar derretendo, elas vão absorver o creme de leite e o creme deve ficar levemente dourado. Se quiser, ao final, aumente o forno para 200 graus por  cinco minutos para aumentar o dourado da crosta antes de servir. O gratin dauphinois  acompanha lindamente carne de boi, carne de porco, vitela, cordeiro. Fica divino servido com uma salada verde como prato principal. Pode ser preparada antecipadamente: cozinhe menos 30 minutos e esquente por 30 minutos na mesma temperatura .

Variantes Gratinado de batata com legumes : substituição total ou parcial das batatas por cenouras , batata doce e outros legumes podem cozinhar por muito tempo. Não escolha legumes “soft” pois podem se transformar em puré .

Bon Appétit!

5 Comments

  1. Ola! Qual seria o tamanho do refratário que vai ao forno? Bjs, Renata!!

    • Ahh voce pode usar muitos tamanhos aqui, todos vão dar certo! Eu já usei um de 23×15, um redondinho de 17cm, um avol de 31cm… pode se jogar sem medo!

  2. Estou apaixonada pôr esse blog. Valeu mto a pena ter perdido o sono e começar a pesquisar receitas clássicas…..

  3. Pingback: Gratinados descolados – duas receitas espertas | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>