Geléia de Figos com Laranja e a história do Figo

O figo é uma fruta originária das índias, que tem mais de 600 espécies e prospera principalmente em climas mediterraneos,

na Grécia era tão apreciado que os gregos proibiram sua exportação e sua colheita só era autorizada após especialistas oficiais anunciarem sua maturidade.

Na Itália não há dúvidas, Rómulo e Remo nasceram aos pés de uma figueira. Os romanos comiam muitos figos, frescos e secos e no século I, Plínio em seus manuscritos gastrônomicos, já listará 29 espécies! Os Bizantinos eram grandes apreciadores do figo, vários objetos antigos dessa civilização traziam imagens da fruta, suas folhas e sua árvore.

Em 1700, na corte de Luís XIV, o figo chegou a Versalhes, abatido por uma doença, o morango, estrela principal nas refeições reais, ficou escasso e abriu lugar para figo brilhar nos banquetes reais. Depois disso nunca mais saiu das mesas da nobreza.
Por uma ser fruta melhor adaptada ao clima mediterraneo, na França há muitas variedades, e é no mês de Setembro que a colheita fica mais forte. Boa ocasião para fazer receitas como esta geleia que vai bem tanto em pratos doces como em pratos salgados.

Geleia de Figos com Laranja
(fica um delícia com carne de porco ou foie gras)

3 laranjas de cascas grossas
1 xícara de figo fresco
1 xícara de açucar em pó
1 colher de sopa de suco de limão

Lave bem as laranjas, descasque com um descascador de batata (tome cuidado para não descascar a parte branca da casca, que é amarga), com uma faca afiada corte a casca em tiras finas. Coloque as tiras em uma panela com 1 litro de água fria. Leve a panela ao fogo e cozinhe por 10 minutos. Reserve.

Lave os figos, descarte o cabinho e corte-os ao meio e os coloque na panela com as cascas de laranjas e acrescente o açúcar. Misture com uma colher, cubra com um pano e deixa marinar durante a noite.

No dia seguinte leve para ferver, com uma escumadeira retire a espuma que possa subir, junte o suco de limão e cozinho em fogo baixo por 1 hora, mexendo sempre. Quando pronto, bata no liquidificador e despeje em um frasco de vidros esterilizado. Espere alguns dias antes de servir.

One Comment

  1. Karen, na França, os figos também são bombados de agrotóxicos? Eu amo figo, mas desisti de comer porque é raro achar orgânico e os da feira comum, já sabemos…. . Adoro seu site, muiiiito bom. Abço

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>