Frango Teriyaki, a melhor receita

Testei várias receitas de Frango Teriyaki até chegar nesta aqui. É uma receita simples, porem bastante técnica, não é nada dificil, mas precisa ser feita com carinho.

Frango Teriyaki
Adaptado do livro Japanese Farm Food (Nancy Singleton Hachisu)

japanese-farm-food

No livro, Nancy se refere a esta receita teriyaki como “estilo country”, que eu acredito que significa que a marinada não é tão doce ou pegajosa como outros estilos de teriyaki. Esta é uma receita simples, com uma marinada simples, que é, talvez, como as pessoas comem no seu dia a dia no Japão.

Esta receita usa coxas de frango desossadas​​. Se você só achar coxa com osso, dessossse você mesmo: simplesmente vire as coxas com a pele para baixo, faça dois cortes em ambos os lados do osso único, faça uma forte insição com a ponta da faca nas juntas do osso e retire-o.  Alguns podem estar se perguntando: e peitos de frango sem pele, posso usar? Eu não aconselharia, pos eles podem secar no cozimento.

Você provavelmente vai ter que cozinhar em lotes, ao menos que você tem uma churrasqueira ao ar livre (alias esta tambem é uma excelente receita para churrascos). E atenção, não limpe a frigideira entre os lotes, os sucos que restam lá deixam um sabor delicioso.

Você vai precisar:

Meia xícara (125ml) de mirin
Meia xícara (125ml) de molho de soja
Pedaço de gengibre fresco (cerca de 5cm), descascado e ralado
900g coxas de frango desossado (4-8 coxas, dependendo do tamanho)

8274401774_1e6022f5c8

Misture o mirin, o molho de soja e o gengibre em um grande saco de freezer aqueles que tem como fechar. Adicionar as coxas de frango, tire o ar do saco do saco e feche-o. Massageie o frango para distribuir a marinada então leve a geladeira por 8 a 12 horas, inverta-o  de tempos em tempos para distribuir a marinada.

8274401872_a300ee150e

Escorra o frango e coloque apenas a marinada em uma panela. Leve ao fogo médio para reduzir e    quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por mais alguns minutos e deixe que o molho reduza um pouco mais. Reserve.
Aqueça uma grelha ou frigideira de ferro fundido em fogo alto e adicione as coxas de frango, com a pele para baixo, é aqui que você deve cozinhar em lotes. Grelhe as coxas por 2-3 minutos de cada lado, em seguida, cubra e cozinhe por 6 minutos. Retire a tampa, limpe a condensação  da parte interior da tampa com um pano de prato, vire as coxas e tampe por mais 6 minutos.
Descubra o frango e termine de cozinhar-los por cerca de 3 minutos de cada lado. Nesta etapa final você deve pincelar e regar o frango com a marinada reduzida até que a pele e a carne escureceram.

8274402530_f2def98739

Este frango fica delicioso com um tigela de arroz e em sanduiches. Se sobrar, guarde-os na geladeira, eles ficam ainda melhor no dia seguinte.

fotos: http://www.davidlebovitz.com

5 Comments

  1. Oi, receita otima. Tente tb Olympic Seoul Chicken tb de DL, facil e deliciosa!

  2. nora nei henrique de oliveira says:

    QUE TIPO DE FARINHA USO NO BOUEF BOURGNIGNON?

  3. Pingback: Frango teriyaky | kvasneria

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>