Faça em casa melhor Chantilly do mundo

Capture d’écran 2015-11-12 à 16.43.22

Muita gente tem dúvidas sobre a realização do chantilly. Decidi escrever um post completo sobre este tema que poderá ser uma ajuda para estas pessoas.

Vamos começar pela base:

Que creme usar?

A escolha do creme é importante e é a principal causa de erro no chantilly.

Não quero entrar em grandes detalhes químicos mas basicamente o que acontece é o seguinte: a gordura do creme vai cristalizar em torno das bolhas de ar incorporadas pelo batedor produzindo o chantilly. Por isso você deve prestar atenção na quantidade de gordura, deve ser alta. Não pode ser o light.

O creme de leite fresco aquele que na maioria das vezes vem numa garrafinha, é o mais indicado para fazer o chantilly.

Dicas e truques

Existem alguns truques que são essenciais.

Em primeiro lugar, o creme deve estar muito frio, coloque-o na geladeira no dia anterior. Ou no freezer 20 minutos antes.

Em segundo lugar, a sua tigela e seus batedores também devem estar muito frios. Mais uma vez, coloque-os na geladeira. Se possível, use uma bacia de aço inoxidável para manter o frio por mais tempo.

Em terceiro lugar, tente o possível para bater o seu creme em um lugar frio. As vezes meus cremes não montavam e era devido ao calor da minha cozinha. A temperatura ambiente é, portanto, igualmente importante.

Se você quiser evitar sujar sua cozinha com respingos de creme chantilly, use um recipiente alto. Você também pode cortar um círculo de papel manteiga ou alumínio do diâmetro de sua tigela.

As fases de realização e RECEITA

Conte 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para cada creme de 200 ml.

5d77796e79a242b34ac3549fa903da93

1- Despeje o creme frio bem dentro da tigela e começar a bater em velocidade média, e quando o creme começa a firmar-se um pouco, aumentar a velocidade rapidamente.

2- Assim que voce coseguir virar a tigela de ponta cabeça sem que o creme caia esta na hora de adicionar o açucar.

3- Adicione o açúcar, enquanto o creme estiver montando, ou seja sem parar de bater. De preferência coloque uma bacia de gelo embaixo da tigela, isso ajudo o açucar a derreter rapidamente e dá um acabamento acetinado.

Armazenamento

Um bom chantilly bem batido pode facilmente ser armazenado 4 dias na geladeira sem cair.  Cubra bem com um filme plático.

Como aromatizar

O aromatizador clássico sem duvida é a baunilha, eu uso as sementes de favas de verdade pois acho lindo quando o chantilly fica com aqueles pontinhos pretos, mas se você não tiver uma fava pode usar uma essencia.  Voce deve acrescenta-la no inicio (não com com creme liquido) mas sim quanto estiver crescendo.

Capture d’écran 2015-11-12 à 16.41.47

Para um chantilly achocolatado, você deve adicionar o pó de cacau apenas final. A quantida fica ao seu critério, vai depender se quiser apenas colorir ou um sabor mais forte a dica é acrescentar aos poucos e ir testando.

Capture d’écran 2015-11-12 à 16.44.04

Considere também usar raspas de frutas citricas para perfumar naturalmente seu chantilly.

Não há mal nenhum em colocar um pouco de cor ao seu chantilly. Corantes líquidos podem dar um lindo resultado. Acrescente na fase final.

 

Utilização

lamaisc

Bom, aí é uma lista que não acaba mais: profiteroles, pavlovas, sorvetes, café, chocolate quente. Pra acompanhar tortas, bolos, frutas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>