É tempo de Tangerina/Mixirica

clementine-et-mandarine_4537842

A tangerina, também chamada de mixirica, mandarina, fuxiqueira, laranja-cravo, mimosa, bergamota, clementina e outros lindos nomes. É uma fruta cultivada há milênios na China, na Europa chegou apenas em 1805 importada pela Inglaterra. No Brasil a variedade poncã foi a primeira chegar, veio com os colonos portugueses em 1892.

A casca da tangerina possui concentrações elevadas de vitaminas é muito saborosa pode e deve ser usada para fazer bolos, doces e geléias.

Como escolher: Uma boa tangerina é firme ou ligeiramente macia, se sente pesada para seu tamanho. Escolha tangerinas com pele lisa, brilhante-alaranjada, sem marcas ou furos.
Como armazenar: Tangerinas se mantem bem na geladeira por até duas semanas.

Normalmente é colhida entre o fim do mês de abril e começo de maio e vai até agosto/setembro. Como a safra é longa vou te passar não uma mas 2 ótimas receitas. Sem deixar de te lembrar desse bolo maravilhoso aqui.

Geléia de Tangerina/Mixirica
(você vai se surpreender com a quantidade de coisas que poderá usar, de doces a salgados)

Capture d’écran 2017-04-18 à 15.38.56

1 kg tangerinas pequenas de prefrencia organicas
500 g de açúcar granulado
Suco de 1 limão

Descasque as tangerinas e separe os gomos. Guarde meia casca. Pegue os gomos e retire todas as membranas brancas para ter uma jam transparente.

Faça pequenas incisões  nos gomos cuidadosamente para remover sementes sem danificar a polpa. Guarde as sementes, se possivel coloque em um pequeno saquinho de musseline de chá.Despeje os gomos uma tigela com o açúcar e o suco de limão.

Pegue a meia casca reservada e tire a membrana branca corte em tiras fina e leve em agua fervente por 1 a 2 minutos. Junte estas tiras aos gomos.

Em uma panela de fundo grosso leve tudo (inclusive as sementes) a fogo baixo e cozinhe por cerca de 1h, mexendo regularmente. Retire as sementes e vire imediatamente num pote esterelizado.

Salada doce de frutas citricas, canela e crumble de avelas pra 4 pessoas
(super digestitiva e leve, perfeita para o fim de uma refeição um pouco mais robusta)

test-12_2149677

2 laranjas
5 tangerinas/mixiricas
1 grapefruit rosa (pomel0)
30g de açúcar mascavado
2 colheres de chá de canela em pó
30 g avelãs
30g de açúcar dourado (demerara) se não tiver pode usar o branco
30 g de farinha de trigo integral (se não tiver pode ser farinha normal)
30 g de manteiga salgada

Tire o suco de uma tangerina Descasque as outras tangerinas, as laranjas e o grapefruit. Em seguida, corte as fatias redondas e coloque em uma tigela.

Despeje o suco de tangerina, polvilhe as frutas com açúcar mascavo e 1 colher de chá de canela. Cubra o prato com filme plástico e reserva na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 210 graus. Quebre ligeramenre as avelãs e misture com a farinha, o açúcar e a outra colher de chá de canela.

Em seguida, adicione a manteiga com sal frio, cortada em pedaços pequenos. Esfregue a mistura rapidamente entre suas mãos, espalhe em um refratário e leve ao forno até dourar. Espere esfriar, esfare-le em pequenos pedaços usando as mãos.
Sirva a salada em pequenos potes regadas com o suco que deve ter formado e coberta com o crumble.

Se não usar todo o crumble você pode mantê-lo a salvo de umidade em uma caixa hermeticamente fechada e usar em outras frutas, sorvetes e mousses.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>